POLÍTICA
Barrados pelo TSE vão tentar disputar eleições
Impedido de disputar as eleições de 2012 porque teve contas de campanha rejeitadas em 2010, o vereador de João Pessoa Benilton Lucena (PT) disse que vai lutar na Justiça para garantir sua candidatura.
Publicado em 03/03/2012 às 8:00
Impedido de disputar as eleições de 2012 porque teve contas de campanha rejeitadas em 2010, o vereador de João Pessoa Benilton Lucena (PT) disse que vai lutar na Justiça para garantir sua candidatura. “Estou muito tranquilo, consultei meu advogado e ele está tomando todas as providências necessárias”, disse.
Segundo ele, na prestação de contas de 2010, quando concorreu a uma vaga de deputado estadual, houve apenas “um erro formal”.
Em sessão realizada na última quinta-feira (1º), o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por quatro votos a três, decidiu, por maioria de votos, que os candidatos que tiveram contas reprovadas em 2010 não poderão disputar o pleito deste ano. A decisão afeta muitos políticos paraibanos que já trabalhavam como pré-candidatos para as eleições de outubro.
É o caso do ex-prefeito de Bayeux Expedito Pereira (PSB), que estava disposto a concorrer novamente ao cargo. Em 2010, ele disputou uma vaga na Assembleia Legislativa. Suas contas de campanha foram rejeitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral.
“Nós entramos com recurso em Brasília, no TSE, em outubro e estamos aguardando o desfecho a qualquer momento”, disse Expedito. O recurso está nas mãos do ministro Marcelo Ribeiro, que votou contra a resolução do TSE.
Ontem, no diário eletrônico do TSE, foi publicado um despacho do ministro Gilson Dipp negando um recurso da ex-deputada Flora Diniz, um dos nomes cotados para disputar as eleições de Princesa Isabel. Ela disputou as eleições de 2010, concorrendo a uma vaga na Assembleia Legislativa. As contas de campanha foram rejeitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Com isso, ela está fora da disputa.
Outro também atingido pela decisão é o ex-deputado Quinto de Santa Rita (PSD). Ele estava cotado para disputar as eleições municipais em Bayeux. O ex-prefeito de Vista Serrana, Monaci Marques (PPS), também caiu na malha fina do TSE. Na mesma situação está o ex-deputado estadual Jacó Maciel (PSD), que pretendia concorrer à prefeitura de Queimadas. Em Campina Grande, a decisão do TSE atinge o vereador Tovar Correia Lima (PSDB).
Comentários