VAMOS TRABALHAR
O que vestir e como se comportar na entrevista de emprego
Psicóloga Mônica Costa, aconselha que o entrevistador deve estabelecer uma relação de empatia com o candidato.
Publicado em 12/05/2013 às 11:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 15:50
Assim como os candidatos “se armam” para enfrentar a entrevista, a pessoa responsável pela seleção também deve se preparar na hora de encarar os candidatos. Mostrar-se uma pessoa aberta ao diálogo neste primeiro contato é fundamental para reconhecer as características dos interessados na vaga e saber se a pessoa está de acordo com o cargo pleiteado.
Acostumada a organizar e realizar processos seletivos para empresas, a psicóloga e diretora executiva da empresa Mônica Consultoria e Gestão, Mônica Costa, aconselha que o entrevistador deve estabelecer uma relação de empatia com o candidato para que ele se sinta a vontade. Através deste recurso, é possível perceber no entrevistado características que ele não tenha demonstrado no início da entrevista.
“O carisma do entrevistador é que vai permitir que o candidato demonstre quem ele é de verdade. Criando essa empatia, você vai identificar as opiniões e a identidade da pessoa e poderá avaliar melhor o candidato”, explicou a psicóloga.
Com os tutoriais e inúmeras dicas na internet, muitos candidatos “montam um discurso” para falar no momento da entrevista. Segundo Mônica Costa, a empatia entre o entrevistador e o entrevistado permitirá observar melhor o que o candidato quer dizer por meio de sua fala. “Têm candidatos que já vão preparado para dizer tudo que você gostaria de ouvir.
Estabelecendo uma relação de conversa descontraída, desconstrói esse discurso artificial e você percebe melhor a personalidade do candidato”, disse a especialista.
Ainda de acordo com Mônica Costa, o candidato deve saber o limite dos assuntos tratados com a entrevista. Se o candidato demonstra muita liberdade ao falar sobre assuntos pessoais ou íntimos, ele poderá ter o mesmo comportamento no ambiente de trabalho, com os chefes da empresa.
O que vestir para entrevista de emprego
No caso das mulheres:
Evitar participar de uma entrevista usando saia ou vestido, pois pode ocorrer alguma dinâmica corporal em grupo ou situação que desfavoreça a candidata;
Use trajes formais, sem decotes ou ombros à mostra e sapatos fechados;
Maquiagem discreta e cabelo preso. Há empresas que pedem o contrário. Por isso, é importante conhecer o ambiente;
Tenha sempre unhas feitas e não use joias ou bijuterias extravagantes.
Homens:
Trajes sociais e sapatos fechados;
Unhas e barbas feitas e cabelos arrumados.
Comentários