CULTURA
Colunista dá dicas para arrumar melhor a mala para viajar
Na hora de arrumar a mala, prefira colocar os sapatos em baixo, devidamente embalados separadamente em saquinhos de tecido que devem ser usados na volta também.
Publicado em 03/01/2009 às 8:00
Agda Aquino, especial para o Paraíba 1
Chegou uma das épocas mais aguardadas do ano. Janeiro, período de alto verão e de férias escolares quando muita gente aproveita para embarcar rumo a lugares diferentes. Mas arrumar as malas para o passeio pode se tornar um problema, ainda mais se você é daquelas pessoas que pensa que todas as suas tralhas são indispensáveis. Mas tenha calma! Respire fundo e com algumas dicas você será capaz de preparar sua bagagem como um verdadeiro mestre da arte da organização.
A primeira dica é estar consciente do que realmente será feito na viagem: o clima do lugar, que tipo de passeio será feito e quanto tempo vai ficar. Com isso em mente basta ser objetivo e fazer uma lista das roupas necessárias por dia, o que pode ser usado por mais de uma vez (como calças jeans, por exemplo), camisetas, vestidos, casacos, biquínis. Dê preferência a roupas em tecidos inteligentes ou que não precisam ser passadas. Pense também em peças versáteis, que possam ser usadas tanto durante o dia quanto à noite. Prefira roupas lisas que são mais fáceis de combinar e de repetir. Leve uma bolsinha com colares e pulseiras leves para mudar o visual. Echarpes, lenços, cintos, brincos e colares não fazem volume e são fundamentais para criar looks diferentes. Deixe as jóias em casa e leve as bijuterias, assim você evita transtornos em caso de extravio.
Na hora de arrumar a mala, prefira colocar os sapatos em baixo, devidamente embalados separadamente em saquinhos de tecido que devem ser usados na volta também. Leve no máximo três pares: um formal, um informal e uma sandália. Acima dos sapatos vão as roupas mais pesadas, como calças jeans e casacos. Depois é a vez das saias e vestidos. Por cima vão as camisetas e blusinhas enroladas - elas podem aproveitar os espaços livres. Meias e peças íntimas devem ser dobradas e colocadas em bolsinhas que também vão preencher os espaços livres da mala. O mesmo vale para cintos.
Xampus, perfumes e produtos líquidos ou cremosos devem ser embalados em plástico e colocados dentro de uma nécessaire para evitar problemas caso eles quebrem ou estourem. Agora é só fechar a mala e embarcar rumo a um período de lazer e descanso merecido.
Se você acha que isso é pouca coisa para sua viagem, tenha em mente que quase sempre a gente leva mais coisas do que realmente vai precisar. Se brincar, depois de arrumar a mala você ainda pode achar alguma coisa para deixar em casa e reservar mais espaço para as comprar que certamente serão feitas durante o passeio.
Ainda com dúvidas? Assista a um vídeo do G1 sobre organização da mala para viagem.
Comentários