VIDA URBANA
PB ganha mais dois laboratórios para exames citopatológicos
Mulheres passam agora a ter duas opções para o exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Ministério da Saúde habilitou os dois locais nesta semana.
Publicado em 10/09/2015 às 17:32
Dois laboratórios da Paraíba ganharam o direito de realizar exames citopatológicos do colo do útero pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As unidades habilitadas serão responsáveis por verificar o material colhido no papanicolau, exame preventivo considerado fundamental para detectar lesões precursoras do câncer do colo do útero. A habilitação foi feita pelo Ministério da Saúde e publicada na última quarta-feira (9) no Diário Oficial da União.
Os locais que agora poderão fazer o exame são o Centro de Diagnóstico do Câncer, em João Pessoa, e a Fundação Rubens Dutra Segundo, em Campina Grande. A habilitação de laboratórios faz parte do programa Qualificação Nacional em Citopatologia (QualiCito), que tem por objetivo estabelecer critérios e parâmetros de qualidade para promover a melhoria contínua da qualidade dos exames citopatológicos ofertados à população.
No geral, a portaria do Ministério da Saúde habilitou 263 laboratórios pelo país. Serão investidos com esses serviços R$ 3,2 milhões por ano e a orientação do Governo Federal é que cada laboratório habilitado realize a leitura de, no mínimo, 15 mil lâminas por ano.
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada recentemente pelo Ministério da Saúde e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que 79,4% das mulheres de 25 a 64 anos fizeram exame preventivo para câncer de colo de útero nos últimos três anos.
Comentários