icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Roséola infantil ainda é desconhecida por pais

Febre alta e repentina é principal sintoma da doença viral que afeta crianças com idade superior a seis meses e inferior a 3 anos.

Publicado em 08/01/2012 às 15:25 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:29

Febre alta, repentina, variando entre 38º e 42º graus por aproximadamente seis dias seguidos, esse é o principal sintoma da Exantema Súbito, conhecida por roséola infantil. Ela afeta crianças acima de 6 meses de vida e menores de 3 anos de idade. Apesar de ser comum o atendimento em unidades de saúde, muitos pais ainda desconhecem a existência da doença.

Mãe de dois filhos, a funcionária pública Cristina Toledo, 40 anos, confessou que não conhecia a roséola infantil. Ela soube a partir do momento que o médico revelou que a filha de 1 ano e 3 meses apresentava as duas características da doença – febre alta por mais de cinco dias e manchas avermelhadas após a diminuição do quadro febril.

“Achei estranho esse tempo todo de febre e decidi procurar um pediatra porque minha filha estava com conjuntivite e a febre poderia ser por conta disso. No entanto, ao examinar o médico também observou que ela também apresentava uma irritação na garganta e medicou”, relatou, acrescentando que retornou para casa, e mesmo com a medicação a febre não diminuiu.

Um dia após ter visitado o pediatra, Cristina Toledo contou que a temperatura do corpo da filha voltou ao normal, no entanto, manchas avermelhadas pelo corpo preocuparam a funcionária pública. Ela decidiu ligar para uma pediatra infectologista, especialista na doença, para obter outra opinião.

“Ao relatar o caso, a médica informou que minha filha estava com roséola infantil – uma doença comum entre crianças menores de três anos de idade. Eu nunca tinha ouvido falar nisso. Meu primeiro filho nunca teve a doença”, disse, comentando que ficou tranquila após saber que a Exantema Súbito era benigna.

Os sintomas como febre, aparente redução do apetite e irritabilidade ocorrem entre o quinto e o 15° dia após a infecção causada pelo herpes vírus humano do tipo 6 (HHV-6) que provoca herpes. A roséola é parecida com a rubéola, por isso a semelhança no nome dessa doença. Outro fator decorrente da doença é a dilatação de gânglios linfáticos localizados na região do pescoço, da cabeça e por trás da orelha.

A pediatra e alergologista Veriana da Nóbrega explicou que após a febre sumir aparece subitamente a exantema (manchas avermelhadas parecidas com a rubéola). Por isso o nome científico da doença é Exantema Súbito. “Apesar disso, a doença tem uma evolução tranquila”, ressaltou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp