POLÍTICA
Maranhão cria Delegacia do Idoso e concede passe livre nos ônibus
Governador assina lei que cria a Delegacia do Idoso e concede passe livre para transportes intermunicipais.
Publicado em 02/06/2009 às 15:53
Da Redação
Com informações da Secom-PB
O governador José Maranhão (PMDB) assinou a lei que cria a Delegacia do Idoso e uma Medida Provisória concedendo passe livre nos transportes intermunicipais, na manhã desta terça-feira (2), em solenidade no Palácio da Redenção.
Os idosos terão gratuidade nas passagens de transportes intermunicipais, com duas vagas por horário de cada ônibus e, já estando preenchida, terão direito a pagar apenas 50% do valor.
Instituídos pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva no ano de 2003, esses benefícios não foram implantados na Paraíba apesar dos apelos feitos pelos órgãos representantes das pessoas da terceira idade.
Por determinação do governador, o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) vai fiscalizar o cumprimento desse benefício e será feita uma campanha para a divulgação entre todos os interessados.
Prioridade
Na solenidade, que contou com a participação de inúmeros grupos da terceira idade, o governador destacou o trabalho das entidades representativas e ressaltou a importância da contribuição dos idosos na sociedade. “O idoso de hoje é um ser ativo da sociedade, seja física e psicologicamente, para exercer seus direitos, porque pode ajudar a sociedade com sua sabedoria e seus conhecimentos”, afirmou.
Além disso, Maranhão convidou todos os segmentos a estarem atentos para fazer cumprir a lei, lembrando que órgãos como o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública e a Secretaria de Segurança e Defesa Social estarão atentos para as reclamações que possam ocorrer a partir de agora. Na ocasião, o governador nomeou a delegada Vera Lúcia de Lima Soares para responder pela nova Delegacia.
Depoimentos
O promotor de Justiça, Valberto Lira, disse que a partir de agora ficou mais fácil realizar a fiscalização do cumprimento dos direitos das pessoas da terceira idade. “Sempre foi um grande anseio do Ministério Público esse beneficio, que agora se concretiza por uma ação do governador José Maranhão”, comentou.
A presidente da Associação dos Idosos da Paraíba, Nice Guedes, destacou que os benefícios concedidos vão melhorar a qualidade de vidas das pessoas. “Os atos vão levar os idosos a uma nova era de convivência na sociedade”, disse.
O evento contou com as apresentações de coral da terceira idade. Destaque também para o músico Chiquinho do Fole, de 86 anos, que se deslocou de Belém do Brejo do Cruz até João Pessoa, para mostrar sua arte na cerimônia.
Comentários