POLÍTICA
Mudança na AL: sai Genival Matias e entra Carlos Dunga
Decisão do TSE sobre candidatura de Bado altera a composição na Assembleia Legislativa.
Publicado em 09/11/2012 às 9:32
A atual composição da Assembleia Legislativa da Paraíba será alterada com a saída do deputado Genival Matias e a entrada do suplente Carlos Dunga. A mudança se deve a uma decisão tomada ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, por maioria de votos, deu provimento a um recurso impetrado por Oswaldo Venâncio (Bado), que na eleição de 2010 teve a candidatura barrada com base na Lei da Ficha Limpa.
Com a validade dos votos de Bado, o Tribunal Regional Eleitoral terá de fazer uma nova totalização dos votos, fato esse que implicará na troca de cadeiras no Legislativo estadual. A defesa de Genival Matias aguarda a publicação do acórdão para entrar com os recursos cabíveis. A advogada Gabriela Rolemberg, que atua no caso, informou que irá entrar com embargos de declaração no TSE, ao mesmo tempo em que ingressará com um recurso extraordinário direto para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Ela disse que o julgamento teve início em 2010 quando a composição do TSE era outra. Dois ministros que votaram no processo não estão mais na Corte, que são Ricardo Lewandowski e Henrique Neves. Segundo ela, o julgamento prosseguiu sem que a defesa pudesse fazer nova sustentação oral para que os novos integrantes do tribunal tivessem conhecimento do caso.
O deputado Genival Matias foi eleito pelo PT do B. Com a decisão do TSE, o partido ficará sem representação na Assembleia Legislativa. O PTB é que passa a ter um representante na Casa, com a chegada de Carlos Dunga. Ele comemorou o resultado do julgamento no TSE. "Eu não tenho nada contra Genival Matias. Eu quero é o meu lugar na Assembleia Legislativa", disse Dunga, que vai conversar com o seu partido para saber que posição adotará em relação ao governo do Estado.
Comentários