CULTURA
Desigualdades de JP são relatadas a partir de itinerário de ônibus
Videasta Chico Sales apresenta a urbanização pessoense e as desigualdades sociais sob a perspectiva de um ônibus que circula bairros extremos de JP.
Publicado em 17/03/2009 às 9:01
Karoline Zilah
Com informações da assessoria
Você conhece bairros como Costa e Silva, Geisel e Valentina? Muitos moradores de João Pessoa, em especial em bairros como Manaíra, talvez nunca tenham passado por essas localidades, mas sempre embarcam em um ônibus que interliga as diferentes partes da cidade.
O itinerário do 1500-Circular é o tema do vídeo que será lançado na próxima quinta-feira (19), na Usina Cultural Energisa, a partir das 20h. Segundo o videasta Chico Sales, o curtametragem “1500 Circular” revela seu olhar sobre a cultura paraibana a partir de aspectos distintos.
Na oportunidade Sales também exibirá o inédito “N.E.G.O.”, onde divide a direção com Mayk Nascimento. A entrada é gratuita. As duas produções foram realizadas durante os meses de agosto e novembro de 2008 na cidade de João Pessoa.
Em 1500 Circular, o diretor percorre a cidade através da linha de ônibus 1500 Circular, que atravessa 23 bairros da capital, a exemplo de Mangabeira, Oitizeiro, Jaguaribe, Costa e Silva, Manaíra, Valentina e Geisel.
“Por circular por dois extremos da cidade - da periferia do Costa e Silva aos luxuosos edifícios residenciais de Manaíra neste ônibus – podemos obter uma visão ampliada dos diversos aspectos da urbanidade pessoense, e das desigualdades sociais que a permeiam”, observa o diretor.
O embarque para esta viagem acontece no Mercado Público de Mangabeira. Sales circula por João Pessoa e nos mostra a urbanidade da cidade e as milhares de pessoas que por toda a capital dependem quase que exclusivamente da linha 1500-Circular para se deslocar de casa para outros lugares.
“Fluidez e espontaneidade são os dois elementos principais do documentário '1500 Circular': a fluidez imagética da viagem – o movimento, o deslocamento, o percurso, as imagens que transcendem a janela do ônibus; e a espontaneidade das pessoas que nele circulam – suas visões de mundo, suas manifestações, a diversidade, o olhar para fora do veículo, o pensar na vida”, enfatiza Sales.
Sobre o diretor
Chico Sales dirigiu seu primeiro vídeo de curta-metragem em 2007. O vídeo foi seu projeto de conclusão de curso de Comunicação Social na UFPB: “Renovatório”, onde revisita obras do ciclo Super 8 na Paraíba e analisa os principais temas investigados pelo cinema paraibano do início nos anos de 1980.
Desde 2005 trabalha no Ponto de Cultura Urbe Audiovisual, onde também ministrou oficinas de cineclubismo e audiovisual. Foi assistente de som dos filmes “Cão Sedento”, de Bruno de Sales em 2005; e no “Meio do Mundo”, de Marcus Villar, em 2007.
O projeto 1500 Circular é co-produzido pelo Ponto de Cultura Urbe Audiovisual, Associação Brasileira de Documentaristas (ABD-PB), e Núcleo de Produção Digital da Paraíba (NPD-PB). Tem patrocínio da Prefeitura Municipal de João Pessoa, através do Fundo Municipal de Cultura. O lançamento conta com apoio do Sebrae Paraíba, Energisa e Trato Assessoria e Produção Cultural.
Comentários