VIDA URBANA
Acidente para o trânsito na zona sul
Colisão na principal dos Bancários provocou um congestionamento que bloqueou seis dos principais corredores da cidade.
Publicado em 07/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 21/06/2023 às 13:13
Seis dos principais corredores da cidade, responsáveis pelo escoamento do fluxo de veículos da zona sul de João Pessoa, ficaram totalmente parados durante boa parte da manhã de ontem. O congestionamento foi causado inicialmente por um acidente, envolvendo dois veículos, na rua Empresário João Rodrigues Alves, principal dos Bancários (sentido Centro-bairro), que derrubou um poste. Porém, o episódio terminou causando um verdadeiro efeito dominó nas avenidas adjacentes. Para piorar ainda mais a situação, outras colisões ocorreram em pontos diferentes da cidade. O problema só foi contornado com a ação de várias frentes de trabalho, envolvendo órgãos ligados ao trânsito, saúde e até mesmo a Energisa.
A situação ficou tão caótica que por volta das 5h a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) precisou deslocar todo seu efetivo de agentes para controlar o congestionamento. Os transtornos piores foram causados aos motoristas que tentavam trafegar pelas avenidas Expresso Padre Zé (em frente à Universidade Federal da Paraíba -UFPB), João Rodrigues Alves, Ranieri Mazili (Cristo Redentor), BR-230 (trecho entre o viaduto do Cristo e acesso à Pedro II), Hilton Souto Maior (José Américo) e Pedro II (entre Castelo Branco e Torre).
De acordo com a Semob, o trânsito foi normalizado no viaduto do Cristo e nos Bancários por volta das 10h, com retirada dos veículos colididos no primeiro acidente e com o término do horário de pico. Após as 11h, o poste derrubado foi retirado da principal dos Bancários, que teve uma das faixas liberada e a outra obstruída pela equipe da Energisa que efetuava a religação da rede de energia elétrica. O trânsito na avenida foi totalmente liberado às 13h30 com a conclusão dos serviços de reparo. Além dos Bancários, os bairros do Castelo Branco, Mangabeira, José Américo, Ernesto Geisel e Cristo Redentor também foram prejudicados.
SEIS PESSOAS FICAM FERIDAS NA COLISÃO
O primeiro acidente que iniciou o congestionamento da zona sul envolveu dois veículos e aconteceu na madrugada de ontem, em frente a um supermercado, localizado na rua Empresário João Rodrigues Alves, principal dos Bancários, em João Pessoa (sentido Centro-bairro). A colisão deixou seis pessoas feridas. Um dos carros bateu em um poste de energia, que caiu sobre o veículo e ficou atravessado na via.
Das seis vítimas do acidente na principal dos Bancários, três foram socorridas para o Hospital de Trauma, sendo Lucas Tavares de Albuquerque Moura, 18 anos, Erick Matheus de Araújo Alves, 19 anos, e José Helton da Silva Cabral, 20 anos.
De acordo com o boletim médico da unidade hospitalar, divulgado ontem, todos passaram por procedimentos de emergência, Lucas foi liberado e José Elton permanece internado. O estado de saúde e Erick não foi informado.
Já as vítimas Manoel Malheiro de Castro Pereira da Silva e Sullivan Vital Drumont Gomes, não tiveram as idades reveladas e foram socorridos para o Ortotrauma de Mangabeira, juntamente a outra vítima, cujo nome não foi informado. A unidade não informou o estado de saúde das vítimas.
De acordo com o cabo da PM, José Augusto Fernandes, que esteve na ocorrência, um veículo modelo Agile perdeu o controle da direção e atingiu o poste, que tombou. Outro carro que vinha atrás não conseguiu desviar e se chocou com o da frente. Segundo relatos de populares, colhidos pela polícia, os jovens que estavam nos dois automóveis vinham de uma casa de show, localizada na proximidades.
Testemunhas também levantaram a suspeita de que os carros disputavam um racha, quando o primeiro deles perdeu o controle e bateu. De acordo com o militar José Augusto Fernandes, o condutor do veículo que atingiu o poste teria apresentado sintomas de embriaguez ao chegar no hospital.
Porém, ele não teve condições de realizar o teste do bafômetro.
Em vez disso, foi feito um termo de constatação de embriaguez ao volante, além de notificação e apreensão da CNH do mesmo.
A polícia ainda informou que os veículos foram removidos do local e encaminhados para o pátio do Batalhão de Policiamento de Trânsito.
CURIOSIDADE DE MOTORISTAS DEIXA FLUXO LENTO
Com o poste derrubado no acidente dos Bancários, o trânsito foi interrompido, no sentido Centro-Mangabeira, causando congestionamento no entorno da UFPB. Enquanto isso, no sentido Mangabeira-Centro, mesmo com a via livre, o fluxo ficou lento porque alguns condutores insistiam em reduzir a velocidade para observar o ocorrido. A partir daí, o que parecia uma inofensiva curiosidade, terminou em um “efeito dominó”.
Com a interdição e a divulgação do acidente nos Bancários, vários condutores optaram por desviar o itinerário pelo viaduto do Cristo Redentor. Além de se tratar de horário de pico, por volta das 8h30, a cidade registrou um período chuvoso, que contribuiu para os transtornos e colisões.
Além do grave acidente dos Bancários, um segundo foi registrado na rotatória de acesso à Avenida Ranieri Mazilli, em frente à Empasa, acentuando o congestionamento da zona sul.
Outra ocorrência registrada pela Semob foi o choque entre um automóvel e uma motocicleta, na Avenida D. Pedro II, no sentido bairro-Centro. Para completar o panorama, também aconteceram duas pequenas batidas na BR-230.
Os motoristas que trafegavam pela BR-230, observando o intenso fluxo de veículos no viaduto do Cristo, optaram por seguir em frente, com destino ao girador do Geisel. No sentido oposto da rodovia, em direção a Cabedelo, também houve lentidão dos veículos no acesso à UFPB, agravado mais uma vez pela redução da velocidade dos curiosos tentando compreender o que havia ocorrido. O sistema de transporte coletivo também foi prejudicado com atrasos nas viagens.
MOTORISTAS SÃO AUTUADOS POR RETARDAR O TRÂNSITO
Com aparelhos celulares e outros equipamentos eletrônicos, muitos condutores não resistiam à chance de realizar o registro de imagens para publicar nas redes sociais. Para conseguir o ângulo certo, chegavam a retirar as duas mãos do volante do carro. Para esses curiosos de plantão, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) destinou 20 autuações.
Segundo o agente da Semob, Fábio César, a notificação foi feita porque a conduta irregular retarda a fluidez do trânsito, sendo considerada infração gravíssima. A penalidade para o infrator é de perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa.
O BPTran também notificou os motoristas com base no artigo 169 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança. Nesse caso, além de multa leve, há perda de três pontos na CNH e multa de R$ 53.
Em um intervalo de apenas meia hora, quando a equipe de reportagem esteve no local do acidente, mais de 20 condutores foram autuados pelos dois órgãos de trânsito. A Semob e BPTran alertaram a sociedade a não repetir a atitude em outros acidentes. (Colaborou Jaine Alves)
Comentários