icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Circo Tihany Spetacular estreia em CG

Thiany Spetacular promete repetir o sucesso de público de mais de 100 mil pessoas. O circo é conhecido como o maior da América Latina.

Publicado em 30/09/2011 às 6:30

Tiago Germano

Depois de alcançar, em João Pessoa, o recorde de bilheteria registrado ao longo de sua turnê brasileira, o Tihany Spectacular chega a Campina Grande e promete repetir o sucesso que levou um público de mais de 100 mil pessoas à sua grande lona, que esteve armada por cinco semanas na capital paraibana.

Internacionalmente conhecido como o maior circo da América Latina, o Tihany faz a primeira apresentação do espetáculo AbraKadabra para os campinenses hoje, às 20h, em uma monumental estrutura erguida na avenida Brasília.

Os ingressos para as sessões da temporada, que fica em cartaz até o dia 30 de outubro, podem ser adquiridos na bilheteria do circo ou em um ponto de venda no Hiper Bompreço do Açude Velho.

A trupe de 76 artistas, uma Babel de tradições e línguas composta por 23 nacionalidades, lança-se no interior do Estado depois de passar por mais de 600 cidades de diferentes países ao redor do mundo.

Puxados pela animação do palhaço venezuelano Henry Ayala, os clowns, dançarinas, malabaristas, equilibristas e mágicos cruzam o Planalto da Borborema numa caravana que começou a percorrer sua trajetória intercontinental há mais de meio século, comandada pelo húngaro Franz Czeisler (ou Franz Tihany, nome adotado após tirar seus primeiros coelhos da cartola).

O 'Mago dos Magos' tem atualmente 95 anos e controla de longe o seu império de magia e entretenimento. A bordo de um luxuoso Rolls-Royce 1951, é o seu discípulo Richard Tihany, diretor executivo e ilusionista da trupe, quem perpetua o legado do mestre.

Broadway circense

Lembrando a pompa e a sofisticação dos musicais da Broadway, um corpo de lindas bailarinas desfila no picadeiro entre os principais atos do espetáculo, que reúne números originais que não eram vistos no Brasil há 13 anos, quando o megacirco esteve por aqui pela última vez.

Entre os artistas mais aplaudidos das arquibancadas e camarotes do Tihany, destaque para os trapezistas que, com trajes luminosos e leveza de dar inveja a um bando de pássaros, executam voos rasantes metros acima das cabeças de uma plateia estarrecida.

Quatro contorcionistas impressionam o público com uma flexibilidade que faz os membros de cada uma se fundirem, desenhando formas humanas inimagináveis ao olhar incrédulo de crianças e adultos.

Tudo isso 'costurado' pelo bom humor de Henry, um dos astros do Tihany e personalidade que já tem uma verdadeira galeria de fãs paraibanos. O palhaço, com sua simpatia e desconstração, cativa os espectadores e chama alguns para viver a experiência de estar diante dos holofotes e sentir por alguns minutos a emoção de 'fugir com o circo', integrando a 'Família Tihany'.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp