VIDA URBANA
Folia de Rua começa hoje em JP
Primeira noite de prévia carnavalesca tem apresentação da orquestra Splok e do grupo carioca Monobloco, no Ponto de Cem Réis.
Publicado em 20/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 06/07/2023 às 12:32
A noite de hoje será animada no Centro de João Pessoa. A partir das 19h, os foliões se encontram na praça Ponto de Cem Réis, onde será aberto oficialmente o Folia de Rua. O evento deverá atrair mais de 40 mil pessoas, segundo estimativas dos organizadores.
Além da apresentação da orquestra Splok e do grupo carioca Monobloco, que se apresentam no Ponto de Cem Réis e serão as principais atrações da primeira noite, a prévia carnavalesca contará ainda com o desfile de seis blocos, espalhados pelo Centro, e que seguirão em direção à praça. De acordo com o presidente da Associação Folia de Rua, Raimundo Nonato (Bola), as festas são um “aquecimento” para quem vai curtir o Carnaval Tradição e prestigiar as atrações locais, como os blocos.
“São blocos que já têm uma história e que representam muito do nosso carnaval. A Orquestra Splok é formada por alunos da Federação de Fanfarras de João Pessoa e essa apresentação é uma forma de incentivar a participação deles e estimular a formação de novos grupos e até mesmo músicos”, destacou o organizador.
A orquestra será a primeira a se apresentar no Ponto de Cem Réis, às 19h. Em seguida, a festa ficará sob o comando do Monobloco, a partir das 21h. Para os foliões que quiserem participar dos blocos, a festa começa por volta das 18h. Cinco blocos estarão concentrados no Centro da capital e um no bairro dos Bancários.
Amanhã, a folia continua no Centro da capital, em parte da avenida Epitácio Pessoa e no bairro de Jaguaribe. O bloco Picolé de Manga se concentra próximo à Rua da República, no Centro, e depois seguirá rumo à Epitácio Pessoa. Os foliões serão animados pelas bandas Aviões do Forró e Samba da Elite, além dos cantores Ramon Schneider, Amazan Elétrico, Liss Albuquerque, Gracinha Teles e Diana Miranda.
Em Jaguaribe, o bloco Jaguaribe Folia espera atrair mais de dez mil pessoas, segundo os organizadores. Os participantes se encontram às 18h, na Praça Bela Vista, depois seguem para a avenida Vasco da Gama até chegar à Praça Castro Pinto, próximo à João Machado. A música ficará por conta dos DJs Marcílio e Juninho, além das bandas MegAxé e Voa Voa.
NA SAÚDE
Conforme a assessoria do Hospital de Trauma de João Pessoa, a partir de hoje até sábado, haverá um aumento de 30% da equipe médica e multidisciplinar (enfermeiros e técnicos de enfermagem) na unidade, que estará de sobreaviso. Caso a movimentação seja maior do que a esperada, os profissionais deverão se dirigir ao hospital para prestar atendimento e realizar os procedimentos de emergência. Ainda conforme a assessoria, o estoque de materiais e insumos também já está totalmente comprado, inclusive em quantidade acima do esperado.
De acordo com a coordenadora geral do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da capital, Nicole Suzanne Debbaudt, durante as prévias carnavalescas, as equipes estarão distribuídas em pontos estratégicos, de acordo com o número de ocorrências registradas. Segundo Nicole, cada viatura contará com um médico, além de quatro enfermeiros e técnicos de enfermagem que terão o apoio da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros.
OPERAÇÃO VARREDURA
Em reunião realizada ontem, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da capital, ficou definido que será proibida a venda de bebidas em garrafas de vidro, o estacionamento de veículos na via e a utilização de aparelhos de som sem a devida autorização do órgão competente durante a apresentação dos blocos na Via Folia na Avenida Epitácio Pessoa.
Segundo o esquema de trabalho definido ontem, nos dias 21, 22, 23, 24 e 26, cerca de 50 homens farão uma operação ‘varredura’ em toda Avenida Epitácio Pessoa, garantindo assim o bem-estar e a segurança dos foliões que estarão curtindo a prévia carnavalesca. A concentração da equipe ocorrerá sempre às 15h, na Praça das Muriçocas, e a ação conjunta se estenderá das 17h até as 2h da madrugada.
“Será uma ação conjunta de várias secretarias da prefeitura e da Polícia Militar, tudo para que os foliões possam ficar tranquilos e brincar o Carnaval com segurança. Em relação à Sedurb, só será permitido trabalhar na Via Folia os ambulantes cadastrados pela prefeitura, uma forma de disciplinar o serviço e garantir que bebidas em recipientes de vidro não sejam comercializadas”, afirmou o secretário adjunto da Sedurb, José Gadelha Neto.
A reunião contou ainda com representantes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Segundo o chefe da Divisão de Mobilidade da Semob, Sanderson Cesário, nos dias dos desfiles dos principais blocos não será permitido nenhum veículo estacionado na Avenida Epitácio Pessoa, pois a via será exclusiva para os pedestres.
“Todo veículo que estiver estacionado na calçada, o motorista vai ser autuado conforme o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro”, afirmou.
A diretora de controle ambiental da Semam, Aparecida Assis, esclareceu que apenas os trios elétricos estão autorizados pela prefeitura para uso de som. “Por causa disso, estaremos coibindo qualquer outro tipo de ruído. Quem for flagrado causando poluição sonora poderá ser notificado, multado e terá o equipamento apreendido”.
Representantes da Guarda Civil Municipal também definiram esquema de segurança. “Nos dias de maior concentração popular, 200 guardas civis farão a segurança do patrimônio público e das pessoas que estarão curtindo a prévia carnavalesca”, falou Alexandra Camilo.
BLOCOS QUE DESFILAM HOJE NO CENTRO
Anjo Azul (Beco da Faculdade de Direito)
Bloco do Pinguim (Pavilhão do Chá)
Confete e Serpentina (Praça Dom Ulrico)
Bloco da Cueca (Beco da Cachaçaria Phillipeia)
Maluco Beleza (avenida Tabajaras)
Comentários