ECONOMIA
Rendimento da poupança atinge metade da inflação pelo quarto mês consecutivo
Em março, a inflação chegou a 1,32% contra 0,63% da rentabilidade da poupança. Especialisatas alertampoupadores para perdas nos ganhos
Publicado em 11/04/2015 às 8:00
A poupança não só rendeu menos que a inflação pelo quarto mês consecutivo, mas com índice de 0,63% em março, apresentou metade do crescimento da inflação (1,32%) segundo um levantamento realizado pela Economatica. Com isso, a rentabilidade do poupador foi negativa no mês passado (-0,68%), a menor desde janeiro de 2003. Especialistas alertam principalmente para quem tem grande volume de recurso na poupança e não tem pressa de sacá-lo, deve urgente adotar outra forma de investimento para não perder dinheiro.
O levantamento da Economatica apontou ainda que, considerando os últimos 12 meses, a poupança rendeu 7,2% e a inflação 8,13%. Isso significa dizer que quem deixou dinheiro guardado na poupança perdeu 0,86% de seu poder aquisitivo nesse período.
SEM ATRATIVIDADE
Para o assessor de investimentos da empresa SIR Investimentos, Rodrigo Guedes, esse processo inflacionário está sofrendo o impacto de 2014, em que o governo federal segurou os preços. E como os índices estão em alta há alguns meses deve haver uma desaceleração da inflação a partir de maio e junho. “Mesmo assim, o cliente da poupança não vai se arrepender se investir em outras aplicações, porque a estimativa é que no acumulado dos 12 meses deste ano a poupança vá continuar sem atratividade”, reforçou .
Para quem tem pouco recurso e investe em média R$ 100 mensalmente, uma opção mais rentável, segundo Rodrigo Guedes, é o Tesouro Selic, que cresce mais que a inflação porque é baseado na Selic, que está em mais de 12% ao ano. A única ressalva é que o aplicador só resgate o dinheiro após dois meses do investimento. “Neste curto período, como tem que se pagar algumas taxas, o rendimento acaba não compensando. Quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, melhor”.
E quem tem maior volume de dinheiro para guardar, cerca de R$ 20 mil, e não tem pressa para sacar o que investiu as opções são Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito Agrário (LCA), que têm a mesma segurança que a poupança e se tornam mais lucrativas. O Certificado de Depósito Bancário (CDB) também é outra alternativa.
Por outro lado, o economista Rafael Bernardino não orienta o pequeno poupador a mudar de aplicação, mesmo com a baixa rentabilidade da poupança. “Para estas pessoas esta se torna a melhor opção porque aceita baixa aplicação, pode ser sacado a qualquer momento e não tem desconto do Imposto de Renda”, frisou.
Comentários