icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Governo incentiva aleitamento

Ação de incentivo ao aleitamento materno, tem como principal  objetivo, evitar a morte de crianças subnutridas.

Publicado em 31/03/2012 às 6:30


Para evitar que crianças morram em virtude da falta de alimentação, os governos federal e estadual implantaram diversas ações para incentivar principalmente o aleitamento materno na Paraíba. A gerente operacional do Ciclo da Vida da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Suziane Araújo, explica que o leite humano possui substâncias, capazes de alimentar, aumentar a imunidade e garantir o crescimento saudável das crianças.

Por esse motivo, o Estado decidiu apoiar o título “Hospital Amigo da Criança”, que é concedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) às instituições de saúde que incentivam o aleitamento materno.

“Quando os hospitais querem receber esse selo precisam incentivar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade. Dentre essas ações, está o funcionamento dos bancos de Leite Humano espalhados pelo Estado que ajudam a alimentar crianças internas em unidades de terapias intensivas ou que suas mães não produzem mais leite. Outra ação desenvolvida pela SES é a implantação da alimentação complementar, que deve ser oferecida às crianças a partir dos seis meses de vida”, acrescenta Suziane.

A gerente conta que o Estado ainda implantou programas que oferecem doses de vitaminas A e de ferro não só apenas para crianças, mas também para as mulheres que tiveram bebês. “A desnutrição infantil é um problema que vem recuando na Paraíba, graças aos programas criados pelo governo, mas ainda exige atenção. Por isso, implantamos os programas Amamenta Brasil e o Estratégia Nacional de Promoção da Alimentação Suplementar Saudável (Enpac), que nos permitem fazer palestras, seminários e trabalhar a questão da desnutrição e promoção da alimentação saudável junto à população”, destacou.

Outra ação que deverá ser implantada no Estado é o Rede Cegonha, que prevê assistências à gestante, como o pagamento do transporte para a realização dos exames de Pré-Natal.

“Já aderimos a esse programa desde o ano passado, mas estamos adotando as medidas para implantá-lo. Além disso, também temos o Bolsa Família, que é um programa criado para melhorar a vida das famílias, e o projeto Bombeiro Amigo do Peito, em que militares divulgam a importância do aleitamento materno e nos ajudam a fazer a coleta”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp