ESPORTES
João Pessoa pode ser próxima sede das Olimpíadas Escolares
Evento é realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas (de 12 a 14, e de 15 a 17 anos) -, atualmente com nove modalidades.
Publicado em 29/06/2010 às 15:26
Da Redação
Com Secom-JP
O supervisor de eventos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Cristiano Barros, se reuniu com secretários da administração municipal na manhã desta terça-feira (29), na sala de convenções da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes para apresentar a proposta de realização das Olimpíadas Escolares 2011 e 2012. João Pessoa está sendo avaliada para participar da seleção da cidade que vai sediar os eventos, que acontecem no mês de setembro.
Durante dois dias, o supervisor Cristiano Barros e sua equipe visitam escolas e ginásios da Capital para analisar a viabilidade das Olimpíadas em João Pessoa. “Hoje em dia nós temos uma estrutura muito melhor do que tínhamos em 2007 e 2008, considerando que nós temos 24 ginásios poliesportivos e teremos mais nove até março do próximo ano, o que significa dizer que estamos muito melhores”, garantiu a secretária de Educação Ariane Sá, presente na reunião do COB.
As Olimpíadas Escolares são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. Desde o seu primeiro ciclo (2005-2008), reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas para uma competição de abrangência nacional.
O evento é realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas (de 12 a 14, e de 15 a 17 anos) -, atualmente com nove modalidades (atletismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol). Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais.
O secretario de eventos do COB, Cristiano Barros, disse que a capital paraibana é uma forte candidata a ser a sede do evento em setembro de 2011. “A cidade de João Pessoa já foi parceira do COB em 2007 e 2008, já recebeu o evento aqui. Agora nós temos algumas mudanças do que foi realizado em anos anteriores e do se pretende para 2011 e 2012”, disse Cristiano.
Entre as mudanças estão a montagem de um restaurante central para propiciar a integração e sociabilidade entre as delegações, de um centro de convivência e de uma pista para competição de ciclismo. “Isso além da visita da pista de atletismo, que em 2008 foi feita na do Unipê e a gente sempre quis fazer na pista sintética da UFPB, que se encontra em reforma”, lembrou Cristiano Barros.
Comentários