COTIDIANO
PRF registra 8 mortes e 153 acidentes na PB
Conforme a PRF, o destaque da operação ‘Festas Juninas’ foi o alto número de prisões por embriaguez ao volante, que totalizou 24 registros.
Publicado em 04/07/2012 às 8:00
O período das festas juninas pode ser considerado violento nas estradas federais que cortam a Paraíba. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram contabilizadas oito mortes no período de 22 de junho até o último domingo e ainda 99 pessoas feridas. Conforme a PRF, o destaque da operação ‘Festas Juninas’ foi o alto número de prisões por embriaguez ao volante, que totalizou 24 registros.
Somente na delegacia de Campina Grande, 13 motoristas foram detidos por dirigir sob o efeito de álcool, o que levou a cidade a ocupar o primeiro lugar no país em número de pessoas detidas por este tipo de infração. Outras sete prisões aconteceram na Região Metropolitana de João Pessoa, além de quatro no Sertão do Estado.
O número de acidentes registrados no período da operação também impressionou. Foram 153 acidentes, o que deixou uma média de 15,3 acidentes por dia. Conforme a PRF, os acidentes foram provocados principalmente pela falta de atenção dos condutores, efeito do álcool, falta da distância de segurança do veículo que seguia à frente, além do excesso de velocidade.
As chuvas também podem ter contribuído para o alto número de acidentes graves contabilizados durante a operação. Conforme a inspetora Keilla Melo, o foco das ações este ano foi a fiscalização de alcoolemia. Para isso foram realizados 619 testes de etilômetro, que resultaram na prisão de 24 pessoas e na notificação de 77 motoristas, que irão receber uma multa de R$ 957,70.
O comparativo com os resultados obtidos durante a operação realizada no ano anterior não será possível, tendo em vista que em 2011 as festividades de São João coincidiram com o feriado de Corpus Christi.
Durante a operação ‘Festas Juninas’, 4.371 veículos foram fiscalizados e 54 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) recolhidas.
Comentários