COTIDIANO
Bancos continuam sendo alvo de quadrilhas na PB
Quadrilhas voltam a explodir caixas eletrônicos na PB; na madrugada desta terça (30) duas agências no interior foram atacadas.
Publicado em 30/11/2011 às 6:30
As quadrilhas especializadas em explosões a bancos voltaram a atacar no interior da Paraíba. Só na madrugada de ontem foram dois ataques contra caixas eletrônicos do Bradesco nas cidades de Boa Vista e São José dos Cordeiros, no Cariri. De acordo com a polícia, em nenhum dos casos os bandidos conseguiram levar o dinheiro. A última explosão registrada na Paraíba tinha acontecido no dia 23 de agosto no Bradesco de São José da Lagoa Tapada.
Em São José dos Cordeiros, a ação dos bandidos foi frustrada por um policial militar que estava de folga. A quadrilha formada por sete homens armados chegou à cidade por volta da 1h da madrugada em dois veículos, um Gol preto e um Corsa de cor vinho. Eles detonaram o explosivos, mas não conseguiram ter acesso ao cofre do terminal de autoatendimento. Porém, o barulho chamou a atenção do policial que mora a apenas três ruas do local onde está instalado o posto bancário.
De acordo com o capitão Cláudio Alves, comandante da 2ª Companhia do 11° Batalhão da PM, houve tiroteio e os bandidos fugiram. “O primeiro disparo foi de advertência, mas como os assaltantes estavam fortemente armados e nosso policial teve de se defender, aconteceu a troca de tiros”, informou. Segundo o capitão Cláudio, os bandidos portavam escopetas, pistolas e revólveres, enquanto o soldado usava apenas um revólver 38. O nome do soldado não foi divulgado.
Um dos veículos usados na ação foi encontrado abandonado horas depois na PB-210, estrada que liga São José dos Cordeiros ao município de Livramento, também na região do Cariri. O Gol incendiado pelos bandidos teve a placa danificada para dificultar a identificação, mas a suspeita é que o veículo tenha sido roubado. Foram encontradas marcas de sangue próximo ao carro e a PM realizou buscas seguindo as manchas na mata para localizar os bandidos, mas não conseguiu prendê-los.
BOA VISTA
Já em Boa Vista, a ação dos bandidos aconteceu por volta das 3h da manhã. Os bandidos chegaram em duas caminhonetes, uma Hilux de cor preta e uma Tucson prata. Testemunhas contaram à polícia que um grupo de jovens que estava na praça foi rendido pelos assaltantes, ficando sob a mira de pistolas durante toda a ação.
A polícia não sabe quanto bandidos participaram da ação, já que os ocupantes de um das caminhonetes não saíram do carro e apenas deram cobertura aos comparsas que armaram os explosivos no posto bancário. “Só os bandidos da Tucson desceram e colocaram o explosivo no caixa eletrônico, fazendo a detonação”, relatou Henry Fábio, delegado de Roubos e Furtos de Campina Grande.
Apesar do estrago provocado pela explosão, a polícia afirma que os bandidos não tiveram acesso ao cofre interno do terminal de autoatendimento e fugiram sem levar nada. Os explosivos destruíram o forro da agência e as portas de vidro, além de deixar o revestimento do caixa destruído. Ontem era dia de pagamento dos aposentados nas duas agências.
Comentários