icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

São João de CG entra na reta final com Santanna e Zé Calixto

Animação é o que não vai faltar na noite deste sábado (3) no Parque do Povo, que vai festejar o penúltimo dia do Maior São João do Mundo, ao som de grandes atrações.  

Publicado em 03/07/2010 às 18:35

De Alberto Simplício do Jornal da Paraíba

A eliminação da seleção brasileira nas quartas-de-final da Copa do Mundo deste ano acabou de vez com a possibilidade do Maior São João do Mundo, em Campina Grande, ser estendido por mais uma semana e frustrou os forrozeiros e comerciantes, que estavam confiantes com a possibilidade de dançar e aumentar seus faturamentos por mais sete dias. Mesmo assim, animação é o que não vai faltar na noite deste sábado (3) no Parque do Povo, que vai festejar o penúltimo dia do Maior São João do Mundo, ao som de grandes atrações.

No Arraial Hilton Motta, a principal atração é o forrozeiro da terra de Padre Cícero, Juazeiro do Norte, Santanna, que ficou conhecido nacionalmente a partir do lançamento dos sucessos “Ana Maria” e “Tamborete de Forró”. O cantor tinha pouco mais de 30 anos quando assumiu de vez seu talento, em 1992. Antes disso, já havia participado de shows de Luiz Gonzaga, a quem conheceu em 1984 e de quem tornou-se grande amigo e admirador. No seu repertório constam baião, coco, xote, forró pé de serra e xaxado.

De uma vertente não menos tradicional, com seu forró movido ao fole de oito baixos, Zé Calixto aprendeu a tocar sozinho quando tinha apenas oito anos de idade e também vai embalar os adeptos da música de raiz hoje no palco principal. O sanfoneiro, que é filho de Campina Grande, completou no ano passado 50 anos de carreira e foi presenteado em 2008 com a gravação de um CD antológico, “Poeta da sanfona”.

Outra atração da noite é a banda Cavalo de Pau, uma das precursoras da primeira fase do forró estilizado. Depois de alguns anos de um certo esquecimento, ela tem conseguido resgatar seu prestígio a partir do movimento “Forró das antigas”. Seu show é ancorado em grandes sucessos do passado, como “Timidez”, “Estrelinha do céu”, “Passos na areia” e “Lágrimas de amor”. Quem também agita a noite no Arraial Hilton Motta é o forrozeiro de Taperoá Dida Pachequinho. O forró também está garantido hoje na Pirâmide e nas ilhas onde os trios se apresentam a partir das 19h.
em outras cidades

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp