COTIDIANO
Suspeitos de estuprar e assassinar idosa de 80 anos são presos
A princípio a polícia acreditou tratar-se de morte natural, mas após exames foi constatada a violência. Dupla confessou o crime e disse que matou por pura maldade.
Publicado em 25/01/2016 às 16:19
Dois homens foram presos suspeitos de terem invadido a casa de Maria de Araújo Barbosa, 80 anos, roubarem, estuprarem a mulher e depois matá-la, na cidade de Patos, no Sertão do Estado. Francieudo Ferreira de Sousa, 19 anos, e Francisco Darlyson da Silva Marques, 26 anos, foram presos na cidade no início da tarde desta segunda-feira (25), após mandado de prisão preventiva. O crime ocorreu no dia 17 de janeiroe a dupla agiu para roubar o celular da mulher.
Segundo o delegado seccional da Polícia Civil de Patos, Sylvio Rabelo, os homens estavam sendo procurados desde o dia do crime. "Começamos a investigação e depois de algumas informações conseguimos chegar aos nomes dos dois. A suspeita aumentou pois, depois do crime, eles deixaram a cidade de Patos e não foram encontrados em suas casas. Na última sexta-feira (22) a justiça concedeu o mandado de prisão e conseguimos prender a dupla, que havia retornado para a cidade durante este final de semana”, expicou o delegado.
De acordo com a investigação da Polícia Civil, os suspeitos deitaram a idosa no chão depois de a matarem, na tentativa de forjar uma queda acidental. "Além da confirmação da pancada na cabeça, a perícia também constatou que a idosa havia sido estuprada", disse Sylvio Rabelo. "Depois de presos, eles confessaram o crime e disseram ter cometido o estupro por pura maldade, pois em nenhum momento a idosa teria esboçado reação ao roubo", acrescentou.
A tenente Layla Medeiros, do 3º Batalhão de Polícia Militar em Patos, disse que a PM conseguiu identificar os autores do crime a partir de conversas com moradores e diligências realizadas na região. "As informações prestadas pela população foram fundamentais para que o crime fosse elucidado", destacou a policial.
O primeiro suspeito a ser preso foi Francieudo, por volta das 12h20; ele confessou o crime e indicou o local onde o segundo suspeito estava. Os homens foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil e devem ser transferidos ainda nesta segunda-feira para o presídio de segurança máxima Romero Nóbrega, em Patos. Segundo o delegado, eles serão autuados pelos crimes de estupro e latrocínio.
Relembre o caso
Uma reviravolta no caso que levou à prisão dos suspeitos começou na última terça (19), quando a polícia abriu investigações sobre morte da aposentada que, a princípio teria morrido de causas naturais, mas após exames cadavéricos realizados pela Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal em Patos (Gemol), ficou constatado que ele tinha sido vítima de estupro e agressão, vindo a óbito por traumatismo craniano.
Segundo informações da Polícia Civil, o corpo da vítima foi encontrado no domingo (17) por volta das 8h em sua residência. Ela havia solicitado os serviços de um pedreiro que, ao chegar em sua residência chamou pelo nome mas acabou não sendo correspondido, solicitando assim a polícia para ver o que poderia ter acontecido. Chegando ao local, a vítima foi encontrada deitada em uma rede sem vida e sem sinais aparentes de agressão. O exame também afirmou que a vítima veio a óbito na noite do sábado (16).
A conclusão inicial de morte natural aconteceu porque, segundo o delegado Diego Beltrão, havia dois buracos no telhado da casa e a vítima não tinha nenhum sinal visível de algum tipo de violência física.
Comentários