CULTURA
Festival de Areia é cancelado por falta de dinheiro
Secretário de Cultura, Lau Siqueira, afirma que não haverá a 16ª edição do evento este ano devido à crise.
Publicado em 08/07/2015 às 6:00 | Atualizado em 07/02/2024 às 13:16
"Pouca disponibilidade financeira" é o motivo do cancelamento do tradicional Festival de Areia, revelou, em primeira mão, o secretário de Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, em entrevista à rádio CBN João Pessoa na manhã de ontem. Este ano, seria a 16ª edição do evento na cidade brejeira paraibana.
"Nós estamos atravessando uma crise muito séria e a gente não pode negligenciar", alertou o secretário. "Por exemplo, o Festival de Folclore de Corumbá (no Mato Grosso do Sul) também não será realizado, a Jornada Literária de Passo Fundo (no Rio Grande do Sul), depois de 30 anos, também não vai ser realizada".
Lau Siqueira alertou, ainda, que tudo deve ser feito dentro de um cenário real para acabar o ano com um equilíbrio financeiro. "As dívidas, certamente, comprometeriam o próximo ano", conjecturou.
Já ao JORNAL DA PARAÍBA, o secretário de Cultura informou que a prioridade da pasta, atualmente, é o pagamento do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC), edital orçado no valor total de R$ 7 milhões.
"Os processos estão tramitando e daqui a 10 dias começam os pagamentos", informou. "Tínhamos que escolher o que se deveria investir. Estamos assumindo esse compromisso com o FIC dentro de todas essas dificuldades".
Siqueira ainda destaca que são 193 municípios paraibanos em estado de calamidade em virtude da crise hídrica, o que resultou no decreto do governo do Estado em suspender as verbas de eventos culturais.
Outro evento que não terá o apoio este ano do Estado é o Rota Cultural - Caminhos do Frio, realizado na região brejeira. O evento, que comemora seus 10 anos, começará no próximo dia 13, justamente na cidade de Areia.
Comentários