CULTURA
Em apoio a 'Aquarius', mais um filme sai da disputa do Oscar
Anna Muylaert, de 'Que horas ela volta?', desistiu de inscrever 'Mãe só há uma'.
Publicado em 25/08/2016 às 9:32
Mais uma cineasta desistiu de participar da seleção brasileira para o Oscar. Anna Muylaert, diretora do premiado 'Que horas ela volta?', não vai inscrever seu longa mais recente, 'Mãe só há uma' (veja o trailer abaixo), na próxima disputa. A decisão é um ato de apoio a 'Aquarius', de Kleber Mendonça Filho. Gabriel Mascaro, de 'Boi Neon', já tinha tomado a mesma atitude.
"Este é o ano de 'Aquarius', o filme mais forte. Não tem porque entrar nessa disputa", disse Anna Muylaert em entrevista ao G1. A diretora também diz que a retirada é um ato de apoio a Kleber Mendonça Filho, que encara, segundo ela, uma comissão parcial na disputa pela indicação brasileira. O prazo para inscrição na seleção termina no dia 31 de agosto.
No Festival de Cannes, Kleber e os atores de 'Aquarius' fizeram um protesto contra o impeachment de Dilma Rousseff no tapete vermelho
O representante brasileiro para tentar uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro é escolhido pelo Ministério da Cultura, através da Comissão Especial de Seleção. Na edição passada, apesar de ser o escolhido nacional, 'Que horas ela volta?', de Muylaert, não chegou a ser um dos cinco indicados finais ao prêmio norte-americano.
Para este ano, um dos nove nomes da comissão é o crítico Marcos Petrucelli. Anna Muylaert diz que "a escolha de Petrucelli foi parcial, pois ele está se colocando contra um dos filmes mais fortes para este ano ['Aquarius']".
Ela diz que conversou com Gabriel Mascaro antes de retirarem os filmes, e eles fizeram uma carta de apoio a Kleber Mendonça Filho. No entanto, eles desistiram de divulgar a carta após Mendonça escrever um artigo para 'Folha de São Paulo'.
Comentários