CULTURA
'Duro de Matar' geriátrico
Sequência do filme lançado em 2010, 'Red 2 - Aposentados e Ainda Mais Perigosos' estreia nesta sexta-feira (2) nos cinemas.
Publicado em 02/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:41
Bruce Willis, John Malkovich, Helen Mirren, sir Anthony Hopkins, Mary-Louise Parker e Catherine Zeta-Jones. Somando as idades que essa constelação tem atualmente resulta em 351 anos.
Quase sessentão, Willis continua – deliberadamente – sua brincadeira misturando os gêneros que lhe deixaram famoso com o peso da idade. Entra no circuito paraibano a partir desta sexta-feira Red 2 - Aposentados e Ainda Mais Perigosos (Red 2, EUA, 2013), sequência do filme que foi lançado em 2010.
Estão presentes no novo longa tanto o lado cômico, que catapultou o astro no seriado televisivo A Gata e o Rato para a telona, quanto o estilo ‘casca-grossa’ que solidificou sua fama nos filmes de ação como a franquia Duro de Matar.
Novamente Frank Moses (Willis) – ex-agente da CIA aposentado – tenta levar uma vida normal ao lado da namorada (Louise Parker), mas tem a tranquilidade abalada quando o neurótico Marvin Boggs (Malkovich) o procura dizendo que está sendo seguido.
Não demora muito para Moses ser obrigado a pendurar os chinelos e recarregar suas armas para reunir a ‘velha guarda’ e buscar um dispositivo nuclear desaparecido na época da Guerra Fria.
Para encontrar alguma pista do armamento, ele procura o cientista que estava à frente da transferência do armamento (Hopkins), que está detido em um hospício há 32 anos.
Além dos antigos companheiros de armas como a ‘dama’ inglesa Victoria (Mirren, no alto de seus 68 anos), Moses conta com o reforço de uma velha amiga (Zeta-Jones) contra terroristas, oficiais do governo e assassinos de aluguel como o ator sul-coreano Byung-hun Lee (o Storm Shadow da franquia G.I. Joe).
Com o espírito de 007, a missão leva o grupo para Paris, Londres e Moscou, sempre contando com o humor e a ação regada à bala presente no primeiro filme.
Na direção, sai o alemão Robert Schwentke (Plano de Voo) para entrar o realizador norte-americano Dean Parisot (As Loucuras de Dick e Jane).
Originalmente, Red é uma adaptação dos quadrinhos de mesmo título criados pelo prolífero escritor britânico Warren Ellis (Planetary, Transmetropolitan) e desenhado por Cully Hammer (Besouro Azul). A HQ foi publicada no Brasil pela editora Panini Comics no ano do lançamento do primeiro filme no cinema.
AS CRIATURAS AZUIS ESTÃO DE VOLTA
Outra sequência também estreia nos cinemas de João Pessoa e Campina Grande: Os Smurfs 2 (The Smurfs 2, EUA, 2013).
Na nova aventura das criaturinhas azuis criadas pelo quadrinista belga Peyo (1928-1992), o mago malvado Gargamel (Hank Azaria) cria criaturas travessas parecidas com os Smurfs chamadas os Danadinhos.
Com isso, ele espera conseguir capturar a essência mágica dos pequenos protagonistas, mas decobre que apenas um Smurf de verdade pode lhe dar o que ele quer. Com intuito de conquistar seu objetivo, Gargamel e seu gato Cruel raptam a Smurfette e a levam até Paris, onde ele conquistou a adoração de milhões de pessoas como o maior feiticeiro do mundo.
Caberá ao Papai Smurf, Desastrado, Ranzinza e Vaidoso reencontrarem seus amigos humanos (vividos por Neil Patrick Harris, de Madrugada Muito Louca, e Jayma Mays, de Segurança de Shopping) para o resgate.
Combinando animação com um elenco de carne e osso, Os Smurfs 2 é dirigido pelo experiente Raja Gosnell, que conduziu o primeiro longa e a série Scooby-Doo.
Comentários