CULTURA
Semana de cinema no Sesc tem filmografia de Lúcia Murat
Filme Doces Poderes abre mostra da cineasta carioca Lúcia Murat nesta terça-feira (2), às 12h e às 19h, no Miniauditório do Sesc Centro, com entrada franca para o público.
Publicado em 02/03/2010 às 8:57
Carolina Queiroz
Do Jornal da Paraíba
Doces Poderes abrirá a semana no CineSesc em João Pessoa. O filme dirigido pela cineasta carioca Lúcia Murat é exibido nesta terça-feira (2), às 12h e às 19h, no Miniauditório do Sesc Centro, com entrada franca para o público. A mostra reúne cinco dos oito filmes da jornalista, que foi presa e torturada durante o regime de ditadura militar no Brasil.
Veja a programação completa da mostra e mais opções de lazer na Agenda Cultural do Paraíba1.
O filme que abre a mostra coloca em cheque as relações entre a mídia, o poder político e ótica individual dos profissionais de comunicação. Sua importância está em mostrar como estas questões acontecem concretamente no Brasil, um país onde uma democracia convive com um capitalismo perverso.
Doces Poderes se insere na linha dos filmes que pretendem restabelecer uma relação com o espectador brasileiro, respeitando-o como alguém que pode e deve ser crítico. E apesar de desnudar relações de poder existentes no nosso país, trata de questões que atingem o mundo todo: a monetarização das relações humanas, o novo papel da mídia, a crise da ética.
O filme mostra uma jornalista, interpretada por Marisa Orth, chegando a Brasília para assumir a chefia da sucursal de uma rede de TV durante o período eleitoral. O antigo diretor (Sérgio Mamberti) deixa a TV para chefiar a campanha de um jovem candidato a governador, apoiado por políticos conservadores. Todos os personagens do filme irão se deparar com situações ambíguas e eticamente discutíveis em detrimento das eleições. O elenco tem ainda Antônio Fagundes e Tuca Andrada.
Lúcia Murat estudou economia e se envolveu com o movimento estudantil. Viveu na pele a força repressora do regime militar. Militou em grupo estudantil, ficou na clandestinidade após o AI-5, em 1968, passou pelo ritual de tortura física, psicológica e sexual. Saiu do cárcere três anos depois, em 1974, e herdou muitas lembranças e perda cíclica de sensibilidade nas pernas.
Terça-feira (2)
Filme: Doces poderes
Local: Miniauditório do Sesc Centro
Hora: 12h e 19h
Preço: Entrada franca
Quarta-feira (3)
Que Bom Te Ver Viva
Quinta-feira (4)
Quase Dois Irmãos
Sexta-feira (5)
Brava Gente Brasileira
Segunda-feira (8)
Maré, Nossa História de Amor
Comentários