icon search
icon search
home icon Home > bichos
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

BICHOS

Botas incrementam produções compondo diferentes looks e estilos

No Nordeste, modelos que agregam o charme das botas e a ventilação são as queridinhas do inverno. 

Publicado em 19/04/2015 às 14:00

Folk, Boho, Rocker, Country. São muitos os estilos que as botas ajudam a compor. As queridinhas do inverno já estão abarrotando as vitrines das lojas e enlouquecendo as clientes com tantas opções. Aqui no Nordeste, como a região é quente até mesmo no inverno, usar botas é um desafio nada fácil. Mas modelos que agregam o charme das botas e a ventilação - tão querida nas estações mais quentes - das sandálias já tem um lugar reservado no closet de muita gente: são as open boots e as summer boots.
As primeiras são botas que têm abertura na frente e/ou atrás e podem ser de cano alto, médio ou curto. Já as summer boots são bastante semelhantes às sandálias e apresentam várias tiras e trançados.
Botas curtas são grande aposta para regiões mais quentes, como o Nordeste. (Foto: Divulgação)
Além desses modelos, ainda contamos com a ankle boot, um tipo mais curto de bota, que geralmente fica na altura do tornozelo. Segundo a produtora de moda, Stéphanie do Ó, qualquer das opções escolhidas garantem charme às produções, mas é necessário tomar alguns cuidados. "A ankle boot, por exemplo, dá a impressão de que as pernas são mais curtas e largas. Uma dica para parecer mais alta usando esse tipo de bota, é usar uma calça skinny da mesma cor da ankle boot, o que traz o efeito de que as pernas são mais longas", explica. Outro truque para usar a ankle boot sem parecer baixinha demais é usar o comprimento de saia ou short sempre acima do joelho. Esse tipo de bota combina muito com o comprimento mini e o visual rocker.
Uma das mais clássicas, a bota de cano alto só deve ser usada no inverno para que o look não fique pesado. Elas são muito quentes para o verão e geralmente são confundidas com as de montaria, muito usadas por praticantes de hipismo. Em dias de chuva, o ideal tirar as galochas do armário. Elas são botas de plástico que foram confeccionadas para que as pessoas não molhassem os pés em poças d'água. Hoje, há vários modelos e cores que garantem estilo e elegância mesmo nos dias em que o clima não está muito agradável.
Para quem gosta de apostar no visual rocker, além da ankle boot, ainda pode optar por dois modelos: o coturno e a bota biker. Os coturnos não são novidade para ninguém. Feito para proteger os pés dos soldados, esse tipo de sapato se popularizou com as culturas gótica, punk e grunge. Hoje é bastante utilizado pelas mulheres modernas, especialmente com vestidos, para quebrar o visual girlie. Já a biker lembra o estilo montaria, mas tem cano curto. Como o próprio nome diz, esse tipo de bota foi inspirada pelas usadas por motoqueiros e também trazem tachas e fivelas. Independente do tamanho do salto ou do cano, qualquer modelo de bota garante um upgrade no look.
Um dos desafios ao comprar um determinado modelo de bota é saber como combinar a peça com as roupas que você tem no armário. Um dica fundamental que rege não só a arte das combinações, mas toda a indústria da moda é: menos é mais. Se comprou uma bota country, nada de usar blusa e calça com franjas para não correr o risco de parecer um personagem de filme de faroeste. A bota com franjas, ou até mesmo a country, fica muito harmoniosa com o visual boho, que voltou com tudo após a popularização dos festivais de música.
“Se quiser algo mais despojado, opte por coturnos e botas de cano curto, que ficam ótimas com vestidos, saias e shorts. O coturno pode ser combinado da mesma forma”, sugere a produtora de moda, Stéphanie do Ó. A botas no estilo folk ficam lindas se combinadas com shorts jeans rasgados e com um chapéu no estilo flare. Uma opção para quem apostar na bota e demonstrar feminilidade é usar vestido um pouco acima do joelho e escolher um modelo com salto fino.
Se ficar com receio de o visual ficar muito pesado com o coturno, é possível combinar essa peça rocker com outros estilos, a exemplo de um vestido florido ou uma saia de renda. Uma combinação possível para as botas de cano alto são as saias mais curtas. Se o inverno estiver muito severo, você pode usar meia-calça preta ou de uma cor harmoniosa com o resto do look. Para compor um visual mais básico, é só usar a bota de cano alto por cima da calça skinny.
Dicas para acertar
Equilibre a roupa de acordo com o tamanho do cano da bota. Se o modelo for do tipo over knee, aquela bota acima do joelho, procure utilizar uma saia mais curta.
Como as open boots tem uma abertura que permite uma ventilação maior, elas podem ser utilizadas também no verão. Uma dica para deixar o look ainda mais com a cara da estação mais quente do ano é misturar esse modelo de bota com vestido floral ou um macaquinho estampado.
- As botas de cano médio são ideais para quem quer parecer mais magra. Para ter esse efeito, você deve combinar com calça skinny ou meia-calça da mesma cor da bota.
- As botas que vão até a altura das coxas devem ser combinadas com composições monocromáticas.
- As botas de cores claras dão a impressão de engrossar as pernas, enquanto as escuras afinam.
- Prefira combinar a bota country com vestidos e shorts mais despojados. Evite a combinação com xadrez para não lembrar o estilo caipira.
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp