VIDA URBANA
Secretaria prepara escolas para inclusão de alunos deficientes
A coordenadora explicou que todas as 123 escolas municipais e 25 creches estão aptas a receber alunos especiais.
Publicado em 29/02/2012 às 8:00
A Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande ainda está levantando o número de alunos com necessidades especiais que serão atendidos neste ano nas escolas e creches da rede. No ano passado, a coordenadora do 'Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade', Iara de Moraes Gomes, disse que 200 alunos se matricularam nas escolas do município.
A coordenadora explicou que todas as 123 escolas municipais e 25 creches estão aptas a receber alunos especiais. Dessas, 32 possuem salas de recursos multimeios, nas quais os alunos deficientes são assistidos por profissionais capacitados em educação inclusiva. “A meta da Secretaria de Educação é implantar uma sala em cada uma das escolas municipais”, afirmou. Iara Moraes disse que a expectativa do programa é possibilitar que os alunos sejam absorvidos pelo mercado de trabalho e estejam cada vez mais incluídos na sociedade.
Uma dessas salas fica na Escola Roberto Simonsen, no bairro São José. O local dá suporte ainda aos alunos portadores de necessidades especiais das escolas Melo Leitão e Semente de Luz. O espaço é pequeno, já que são no máximo quatro alunos atendidos por turno “eles estudam normalmente com os alunos ditos normais e recebem uma complementação da professora especializada em educação inclusiva. Neste ano, teremos somente 18 alunos da escola Roberto Simonsen sendo assistidos”, explicou a diretora, Luciene Vasconcelos.
Graça Lima, que é uma das professoras da educação inclusiva, disse que atende a alunos com baixa visão, problemas de audição, deficiência intelectual grave, entre outros. “As pesquisas científicas ainda não investigaram o real impacto das salas de apoio, mas particularmente tenho percebido um grande avanço”, disse. Nas salas, os alunos especiais têm acesso a computador e a outras tecnologias adaptadas para atender às suas necessidades.
Comentários