icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Franquias ativas instaladas na Paraíba faturam R$ 162 milhões

Taxa de crescimento do setor ficou apenas em 3,8% no ano passado, metade da nacional que atingiu R$ 127 bilhões.

Publicado em 13/03/2015 às 9:00 | Atualizado em 19/02/2024 às 13:59

O faturamento das 405 franquias ativas na Paraíba somou R$ 162 milhões em 2014, alta de apenas 3,8% sobre o ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A taxa de crescimento da Paraíba foi apenas metade da nacional (7,7%) que atingiu R$ 127 bilhões.

No ranking do Nordeste, a Paraíba tem o 5º faturamento, mas apenas o 7º crescimento. Pernambuco, que lidera em faturamento, registrou retração no ano passado (-0,5%). Já Sergipe apresentou a menor receita com R$ 5 milhões (veja o quadro).

No Estado, a maior parte das unidades estão voltadas para os segmentos de esportes, saúde, beleza e lazer (24,4%). Logo após vem alimentação com 21,6%, seguido de acessórios pessoais e calçados com 13,8%. Na quarta colocação aparecem as áreas de educação e treinamento (11,8%) e depois negócios, serviços e outros varejos (9,1%).

Cenário de queda


O franqueado da Cacau Show em João Pessoa, Ricardo Kretli, afirmou que nos últimos três meses o desempenho foi negativo na empresa. O motivo, segundo ele, não é o mercado paraibano, mas reflexo do cenário nacional. “Em quatro anos atuando no mercado de franquias, nunca vi um momento tão ruim como esse”, relatou.

O empresário, que tem uma unidade no Shopping Sul, Bancários, e outra no bairro de Mangabeira, contou estar habituado a registrar crescimento entre 10% e 15% por ano. Apesar de ter registrado queda de 5% em dezembro, fechou 2014 com crescimento de 10%.

Mas no primeiro bimestre deste ano a retração já alcançou 10%. “O mercado de chocolates na Paraíba é bom. O problema dos últimos meses é a conjuntura econômica. Por todo lugar que viajo e nas conversas com outros franqueados, a situação também está difícil”, declarou Kretli.

Perspectiva é positiva

O diretor regional da ABF Nordeste, Leonardo Lamartine, frisou que mesmo com este desempenho, a Paraíba vem crescendo no faturamento ano a ano em franquias. Ele acredita que com a abertura de novos shopping centers, a tendência para 2015 é que a expansão da receita seja melhor que 2014.

“A Paraíba terá crescimento mais forte em unidades por causa da abertura de novos shoppings. O Nordeste como um todo tem uma tendência maior de evoluir neste mercado porque os shoppings são os grandes celeiros para estas empresas e a lacuna na Região dessas empresas é maior do que nas demais do país”, explicou Lamartine.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp