icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Aluguel de terrenos e de galpões volta a crescer

Locação de terrenos e galpões cresceu 4% em 2011, novos negócios e expansão de empresas prometem aquecer o seguimento.

Publicado em 22/03/2012 às 6:30


A expansão econômica em João Pessoa e o surgimento de novos empreendimentos no setor do comércio e distribuição estão se desdobrando para o crescimento de um nicho imobiliário que estava praticamente adormecido: os aluguéis de terrenos e galpões. Segundo estimativa do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba (Creci-PB), no último ano este tipo de locação cresceu em torno de 4%.

Para o presidente do Creci-PB, Rômulo Soares, comparado ao crescimento na quantidade de aluguéis de casas e apartamentos, que teve uma alta de cerca de 20%, o índice pode ser ainda considerado baixo, mas as projeções para os próximos anos são boas, tendo em vista a expectativa de atração de novos negócios e a expansão de empresas já existentes na zona metropolitana da capital. “Por causa do crescimento econômico do Estado, temos boas perspectivas para as locações de terrenos ou galpões. Este já é um nicho de mercado que está crescendo e deverá crescer mais nos próximos anos”, comentou.

O crescimento no setor é atestado também por quem trabalha com negócios na área. O supervisor de Negócios da Execut Negócios Imobiliários, Mário Saraiva, comentou que o crescimento no setor já é perceptível, e a oferta de terrenos e galpões para alugar também já aumentou. “Hoje, a cada dez clientes de aluguel residencial, temos um cliente para aluguel de terrenos ou galpões. Há mais ou menos cinco anos, esta proporção era de 50 para um”, revelou.

Saraiva comentou que a preferência tem sido pelos terrenos localizados próximo às rodovias federais que cortam a região metropolitana da capital, com destaque para bairros como Geisel, Água Fria e Cruz das Armas, em João Pessoa, e Internares, em Cabedelo. “A procura vem principalmente de pequenas e médias empresas que estão abrindo ou se expandindo aqui na região”, comentou.

O supervisor de Negócios da Execut comentou que muitos clientes alugam os terrenos para a construção de galpões. “O aluguel de terrenos para este tipo de empreendimento ainda pode ser mais vantajoso que a compra por causa do baixo preço por metro quadrado. Mesmo que a pessoa vá construir um galpão, por exemplo, o aluguel do terreno pode ser vantajoso já que o custo do metro quadrado ainda é baixo, variando de R$ 7,00 a R$ 10,00”.

O presidente do Creci-PB ressalta ainda a possibilidade de fechar um contrato de aluguel por longos períodos. “É possível fazer um contrato de dez anos, por exemplo”, comentou, acrescentando que também há tendência de crescimento de aluguéis deste tipo na região da Orla para a construção de bares ou restaurantes.

“Às vezes a pessoa quer investir na abertura de um restaurante, mas não quer desembolsar o valor total do terreno no primeiro momento. Neste caso, o aluguel do terreno também se torna interessante”, afirmou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp