icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

"Estômago" é destaque de hoje no Cineport; veja programação

Filme vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é um dos mais indicados ao Cineport. Confira a programação completa.

Publicado em 08/05/2009 às 13:11 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:40

Astier Basílio, do Jornal da Paraíba

O ator João Miguel esteve no Cineport de segunda a quarta, mas não pôde ficar para a exibição de Estômago (2008), hoje (Tenda Andorinha, 20h), por causa do monólogo Só, que está em cartaz em São Paulo. O filme parte da culinária para contar uma história que mistura humor, drama e mistério e que ganhou este ano.

Veja aqui a programação completa desta sexta-feira (8).

Quer mais opções de lazer? Confira na Agenda Cultural.

Miguel é Raimundo Nonato, um nordestino que chega a São Paulo e consegue emprego fritando coxinhas em um bar. Faz sucesso e cai nas graças de uma prostituta que frequenta o lugar e adora comer (Fabíula Nascimento, uma revelação que agora está na série Força-Tarefa). Paralelamente, Nonato é mostrado em outro tempo, chegando à cadeia por um crime que não sabemos ainda qual é.

O filme sustenta bem esse mistério, enquanto mostra a mudança de Nonato a partir do momento em que aprende a apreciar a arte culinária. A maneira como isso vira moeda de troca na cadeia é um momento exemplar do roteiro.

A escolha de um nordestino para o papel principal, que pode parecer preconceituosa é, na verdade, uma crítica irônica ao preconceito comum por lá. Os patrões é que, mais ou menos simpáticos, aparecem como aproveitadores dele e dos consumidores. Há uma ética particular, mas clara, em Estômago.

Não deixe de conferir

DOCUMENTÁRIO - Panair do Brasil (2007), de Marco Altberg, conta a história da empresa pioneira da aviação comercial do Brasil, um dos símbolos da modernidade brasileira na era JK. Com o golpe militar, a empresa acabou cassada em 1965, mas sobrevive no coração dos ex-empregados e descendentes. Na sala digital, às 16h.

BIOGRAFIA - Qualquer homenagem a Vladimir Carvalho é pouca. O paraibano, um dos principais documentaristas do Brasil, terá sua biografia Vladimir Carvalho - Pedras na Lua e Pelejas no Planalto, do jornalista Carlos Alberto Mattos, lançada no Cineport. Tanto o cineasta quanto o autor estarão presentes. Na livraria do Cineport, às 18h.

MÚSICA - Depois de receber nomes como Hamilton Holanda e Susana Travassos, a Tenda Música recebe nesta sexta, o grupo Ghorwane, uma das mais populares - e engajadas - bandas de Moçambique, que investe nos ritmos tradicionais e no chamado afropop. Na Tenda Música, 0h.

AUTÓGRAFOS - O estande do Sebrae estará bem movimentado a partir das 18h. Os escritores Reginaldo Marinho, Clotilde Tavares e Lau Siqueira (da esq. para a dir.) estarão autografando seus livros, assim como os músicos Anay Claro, Beto Brito, Eleonora Falcone, Gláucia Lima, Júnior Natureza, Regina Brown, Patrícia Moreira e as bandas MeioFree e Gunjah, com seus CDs.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp