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ECONOMIA

Portal da PMJP tem nova pane

Com a falha no portal, serviços como emissões de Nota Fiscal Eletrônica ficaram comprometidas após os problemas.

Publicado em 22/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 11/01/2024 às 18:46

A pane registrada no portal da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) que começou na manhã de quinta-feira, mas que até ontem à tarde não havia voltado ao normal prejudicou os serviços como emissões de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e). Nem mesmo os demais serviços do portal oficial tinham acesso. Foi a segunda vez em quatro meses em que a página apresenta problemas.

Até o fechamento da edição de ontem, ainda não havia previsão de quando a instabilidade no sistema on line iria acabar.

Mesmo após 24 horas de interrupção do serviço, a Secretaria de Comunicação da PMJP informou ontem à tarde que a causa do problema ainda não havia sido detectada. A equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) ainda estava trabalhando na resolução do problema e não havia previsão sobre a normalidade do sistema.

Um dos possíveis motivos para a pane teria sido um congestionamento, causado pelos usuários que buscaram serviços como segunda via do pagamento do Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana (IPTU), mas nada foi confirmado oficialmente.

O contador Abelci Daniel de Assis Filho afirmou que a falta de acesso ao portal prejudica toda uma cadeia. “Muitas empresas só recebem pelo serviço que prestaram com a emissão da nota fiscal eletrônica e por isso deixam de faturar. A prefeitura também deixa de arrecadar ISS, que incide sobre o faturamento das empresas”, frisou.

Abelci Daniel afirmou que não conseguiu gerar nenhuma nota fiscal eletrônica e ficou com toda sua demanda represada na quinta-feira. Ontem, ele contou que acessou parcialmente o serviço, mas obteve apenas 10% das notas que deveriam ser emitidas. “A página está muito lenta, não está normal”, queixou-se.

A última vez em que o serviço online ficou prejudicado foi em novembro de 2013, quando houve a interrupção parcial do site, que também prejudicou a geração da nota fiscal via internet. Por causa do problema foi prorrogado em 10 dias o prazo para a entrega da declaração de serviço para pagamento do Imposto Sobre Serviço (ISS), referente ao mês de outubro.

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Jornal da Paraíba

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