icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

População prestigia desfile nas ruas de João Pessoa

Além dos militares, o 7 de Setembro foi marcado pela participação de estudantes e várias entidades sociais

Publicado em 08/09/2011 às 7:30

Luciana Oliveira

O Desfile Cívico do Dia da Independência ontem, em João Pessoa, contou com a presença de cerca de 10 mil pessoas, na avenida Duarte da Silveira, no Centro, conforme estimativa da Polícia Militar da Paraíba. Durante toda a manhã, em torno de 3,5 mil pessoas, entre civis e militares, passaram em frente às arquibancadas e ao palanque oficial, onde estavam as autoridades.

Este ano, além das escolas, tropas federais, polícias Civil e Militar e entidades de classe, participaram do desfile dos movimentos sociais: Comunidade Indígena dos potiguaras e carajás e o Movimento Nacional Moradia Popular.

Representantes dos movimentos sociais subiram ao palanque onde estava o governador Ricardo Coutinho e entregaram um cocar indígena e a carta dos índios por moradia. Conforme explicou Josélia Santos, do Movimento Nacional Moradia Popular, as duas entidades foram pedir ao governador apoio na construção de 200 casas nos municípios de Baía da Traição e Rio Tinto.

“Já preparamos a demanda, o projeto de engenharia está pronto e contamos com recursos do Ministério das Cidades. Mas queremos também uma contrapartida do Governo do Estado para ajudar na construção das unidades habitacionais. Esse é um projeto pioneiro no Estado e precisamos de apoio”, disse Josélia Santos. O projeto faz parte do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Para garantir a segurança durante o desfile, 350 policiais militares estavam nas ruas, além de tropas federais. De acordo com o major Valter Lins, da comunicação da Polícia Militar, houve um acréscimo no número de PMs na segurança deste ano. Ano passado, foram cerca de 250 policiais nas ruas. “O número cresceu porque tínhamos a estimativa de que o público seria maior, já que teríamos mais pessoas desfilando também. Mas, felizmente, não houve nenhum incidente”, ressaltou o major.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) montou três postos de saúde. O Batalhão de Trânsito e a Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) foram responsáveis pela segurança do tráfego e o deslocamento das pessoas e veículos. As ruas no entorno do desfile foram interditadas a partir das 5h da manhã e começaram a ser liberadas gradativamente a partir das 12h30.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp