VIDA URBANA
Servidores dos Correios anunciam greve para o próximo dia 15
Quase 350 mil correspondências deixarão de ser entregues diariamente em toda a Paraíba a partir do dia 15 de dezembro, início da greve na Paraíba.
Publicado em 07/12/2010 às 8:12
Do Jornal da Paraíba
Quase 350 mil correspondências deixarão de ser entregues diariamente em toda a Paraíba a partir do dia 15 de dezembro, data na qual segundo o sindicato, os servidores dos Correios vão entrar em greve. De acordo o secretário do sindicato Antônio Rodrigues, os detalhes da paralisação serão decididos em uma assembleia marcada para o próximo dia 14 de dezembro.
A assessoria de comunicação dos Correios informou que, trabalham atualmente cerca de 500 servidores em toda a Paraíba.
Segundo o secretário Antônio Rodrigues, as principais causas da greve são o assédio moral no trabalho e pela falta de novas contratações. “Os servidores exigem da direção dos Correios que seja realizado imediatamente um concurso para a contratação de novos profissionais. O atual quadro de funcionários não dá conta do volume de trabalho, havendo uma sobrecarga dos funcionários”, contou. “Dado este panorama, a intenção do sindicato é que a paralisação seja por tempo indeterminado”, completou Antônio Rodrigues.
De acordo com o secretário, outra queixa é sobre o assédio moral. “Vários trabalhadores já procuraram o sindicato reclamando sobre a perseguição que ocorre dentro dos Correios. Segundo as denúncias, qualquer funcionário que fizer uma reclamação ou se queixar de algo, pode ser transferido ou sofrer outras sanções mais graves”, afirmou.
Sobre as reclamações dos servidores, a assessoria de comunicação dos Correios na Paraíba informou que a não realização do último concurso público se deu por problemas na organização da prova, o que acabou inviabilizando a sua realização.
Sobre a denúncia de assédio moral, a assessoria informou que desconhece problemas relativos a isso ocorram dentro da empresa, informando que os Correios buscam cumprir o que está no acordo coletivo firmado entre o sindicato e os dirigentes da empresa. A assessoria informou ainda que está em contato constante com o sindicto para discutir alternativas em relação ao movimento grevista.
Segundo o consultor jurídico do Procon Municipal, Hélio Eloi, qualquer consumidor que seja prejudicado pela paralisação deve procurar os meios legais para a compensação do prejuízo. “No caso de faturas de cartão de crédito e outras contas, o aconselhável é procurar a empresa credora e solicitar o envio de uma nova fatura ou a possibilidade de realizar o pagamento através de outro meio, como por exemplo a internet”, explicou.
O consultor jurídico do Procon explicou ainda que no caso de correspondências que não cheguem aos seus destinatários ou compras que não sejam entregues, os consumidores devem formalizar uma queixa e procurar a justiça para exigir a reparação de possíveis danos. “É de responsabilidade das empresas a entrega de produtos comprados através de telefone ou da internet.
Caso o prazo estabelecido na hora da compra não seja respeitado, o consumidor deve enviar uma reclamação ao Procon e procurar a Justiça no caso de um prejuízo de quluqre natureza”, informou.
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