CULTURA
Indiano vencedor de 8 Oscars, inclusive melhor filme, estreia em JP
"Quem Quer Ser um Milionário?" chega às salas de cinema depois de ser o filme mais celebrado deste ano no Academy Awards.
Publicado em 20/03/2009 às 8:36
Renato Félix, do Jornal da Paraíba
Não é de hoje que o Ocidente faz filmes sobre a Ásia, mas nunca o mergulho foi tão profundo. Quem Quer Ser um Milionário? (Slumdog Millionaire, Reino Unido/ França, 2008, estreia hoje em JP) não só é filmado em Mumbai (ex-Bombaim), como parte de um best seller indiano, conta com elenco inteiramente do país, possui 20% dos diálogos em hindi e até termina com uma cena musical no estilo Bollywood de ser.
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Esse encontro de dois mundos é o mais impressionante sucesso dos cinemas recente, faturando não só os oito Oscars que todo mundo sabe, mas também quatro Globos de Ouro e sete Baftas (que é o Oscar britânico), além de ser escolhido por oito associações de críticos nos Estados Unidos como o melhor filme de 2008.
Custou aproximadamente US$ 15 milhões (uma migalha, para os padrões hollywoodianos) e já ultrapassou os US$ 125 milhões na bilheteria. No Brasil, já desbancou a superprodução Watchmen - O Filme da liderança dos filmes mais assistidos.
A razão é que o filme de Boyle (que teve co-direção de Loveleen Tandan, indiana) combina excelência técnica, vigor e um otimismo contagiante que combinou muito com a era Obama. Quando começa, o filme já apresenta a situação de Jamal (Dev Patel): ele está a uma resposta do prêmio máximo na versão indiana do programa Quem Quer Ser um Milionário? - como ele conseguiu isso?
As opções de respostas apontam a narrativa seguida pelo filme, onde, para provar que não está fraudando o jogo, Jamal mostra que cada resposta está relacionada a um fato de sua vida nas ruas de Mumbai, à relação conturbada com o irmão mais velho (Madhur Mittal) e ao amor por uma garota (Freida Pinto) que ele insiste em não perder.
É muita coincidência? Sim, é, mas o filme assume um tom que mistura realismo e contos de fadas, e arrastou os espectadores na emoção de seus protagonistas. O resultado é que a Índia deu o tom no Oscar, derrubando o poderoso O Corajoso Caso de Benjamin Button, que custou US$ 150 milhões (ou seja, com o dinheiro gasto em um Benjamin Button daria para fazer dez Quem Quer Ser um Milionário?). O filme de Boyle ganhou os prêmios de melhor filme, direção, roteiro adaptado, fotografia, montagem, trilha sonora e canção (“Jai ho”, no final).
A vida do trio de protagonistas é mostrada em três fases: na infância, na adolescência e na vida adulta. Os adultos são carismáticos e as crianças, encantadoras (Ayush Mahesh Khedekar é Jamal; Azharuddin Mohammed Ismail é Salim; Rubiana Ali é Latika). Os três pequenos tiveram seus pagamentos colocados em um fundo que só será liberado quando eles completarem 16 anos. Enquanto isso, um motorista foi contratado para levá-los à escola todos os dias até lá.
E pensar que Quem Quer Ser um Milionário? quase foi direto para DVD, sem ser lançado nos cinemas americanos (o que o desabilitaria para o Oscar). Também teve problemas com a censura - os produtores queriam “PG-13”, mas o filme recebeu “R”. Sem dinheiro, nem tentaram mudar a decisão.
Mas nem isso, nem as inúmeras referências à cultura indiana (não só a clássica, mas a do cotidiano) afastaram o público de qualquer parte do mundo. Quem Quer Ser um Milionário? chegou lá.
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