COTIDIANO
Faculdade de Ciências Médicas publica nota sobre tentativa de fraude
Três pessoas foram detidas pela tentativa de fraudar o vestibular de medicina da instituição. Acusados já estudavam na Bolívia e queriam clinicar no Brasil.
Publicado em 15/06/2009 às 13:02 | Atualizado em 13/04/2023 às 14:52
Da Redação
Por causa da tentativa de fraude do vestibular para Medicina promovido pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, a instituição liberou hoje (15), em seu site, nota pública sobre o fato, tranquilizando os outros candidatos. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Faculdade, eles não serão prejudicados pela ação, que logo foi controlada pela Polícia.
O Delegado da Delegacia de Defraudações, Antônio Magno, recebeu uma denúncia anônima indicando que dois inscritos tentariam a fraude na prova do sábado (13) e foi averiguar. Os acusados são dois baianos da cidade de Pé de Serra, Cleidson Oliveira Rios e Leon de Freitas Rios, e Helder Abraços Moreira, natural de Santos (SP), todos residentes em suas cidades de origem.
Os três são da Universidade Aquino, em Santa Cruz na Bolívia, onde já cursavam medicina, mas resolveram refazer o curso no Brasil para poder clinicar. O delegado iniciou as investigações e por volta das 11h do sábado (13) prendeu os acusados.
Os três envolvidos teriam recebido mensagens em um relógio celular com o gabarito das provas, quando estavam no banheiro.Eles foram autuados em flagrante por crime previsto no artigo 171 do código penal, chamado vantagem ilícita. Ainda segundo informações do delegado, em depoimento, os acusados indicaram um homem conhecido como "dr. Marcelo", de João Pessoa, pelo envio dos gabaritos.
As informações são de que os supostos fraudadores teriam pago R$ 15 mil, cada um. Antônio Magno informou que estão sendo feitas investigações para apurar a verdadeira identidade da pessoa que repassou esses gabaritos. A Redação do Paraíba1 entrou em contato com ele na manhã de hoje (15), mas ainda não existem novas informações.
Os presos já foram tranferidos para o presídio do Roger e estão à disposição da justiça, aguardando um possível habeas corpus.
Veja a nota na íntegra:
Informamos que no Vestibular 2009.2 da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, realizado no último sábado, dia 13 de junho, aconteceu uma tentativa de fraude através de um dispositivo eletrônico, que foi detectada pelo sistema de segurança da instituição.
Como foi amplamente divulgado na mídia em geral, os três candidatos envolvidos na fraude foram autuados em flagrante por crime previsto no artigo 171 do código penal e conduzidos pela Polícia Civil, para carceragem da Central de Polícia.
Vale lembrar que a tentativa de fraude por parte dos candidatos envolvidos em nada prejudica a lisura do Vestibular 2009.2, uma vez que esta foi coibida pela inteligência da Polícia Civil de forma enérgica e imediata, antes mesmo de ter sido consumada.
Reiteramos que apesar deste incidente, o concurso Vestibular 2009.2 transcorreu de forma normal e teve seu resultado divulgado nesta segunda-feira, dia 15 de junho, exclusivamente no site da Faculdade.
Assessoria de Comunicação
Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
Comentários