VIDA URBANA
Cosems realiza II seminário sobre aplicação dos recursos do SUS
Evento acontecerá na próxima quinta-feira (21), a partir das 8h30, no Hotel Ouro Branco. A intenção é reunir representantes dos 223 municípios do Estado.
Publicado em 18/10/2010 às 14:36
Da Redação
Com Secom-PB
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) da Paraíba e o Fundo Nacional de Saúde-MS promovem, na próxima quinta-feira (21), o "II Seminário sobre Financiamento da Saúde e Aplicação dos Recursos do SUS". O evento tem o objetivo de subsidiar os gestores públicos com informações que fortaleçam a capacidade de gestão dos municípios e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e prefeituras municipais.
O evento – que será realizado a partir das 8h30, no Hotel Ouro Branco, em Tambaú, em João Pessoa – é destinado a prefeitos, secretários de Saúde e de Finanças, contadores e técnicos dos fundos municipais de Saúde dos 223 municípios paraibanos.
A presidente do Cosems, Porcina Gomes Trigueiro, lembrou que, após o primeiro seminário, realizado em dezembro de 2009, vários municípios começaram a trabalhar o modelo de aplicação dos recursos de forma diferente. “Mas, alguns gestores ainda precisam se apropriar de informações sobre o financiamento, a normatização e a aplicação dos recursos do SUS. O seminário também orientará na operacionalização do repasse dos recursos federais, que compõem os blocos de financiamento a serem transferidos aos municípios, fundo a fundo”, explicou.
Porcina Gomes afirmou que ainda há muitas dúvidas sobre onde e como aplicar os recursos do Fundo de Saúde, de forma legal. O "II Seminário sobre Financiamento da Saúde e Aplicação dos Recursos do SUS" se estenderá até as 18h. Não está sendo cobrada taxa de inscrição e todos os representantes dos 223 municípios estão convidados.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3218-7366, 9999-0341, 8824-3078 ou pelo e-mail [email protected].
O seminário contará com palestras e mesas redondas, que terão a participação de representantes do Fundo Nacional de Saúde, Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União e Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), Conselho Estadual de Saúde e Conselho Regional de Contabilidade.
Comentários