VIDA URBANA
Festa das Neves terá reforço policial em parte religiosa e profana
Esquema contará com o policiamento a pé no local do evento e policiais a cavalo, em motos e viaturas, nas imediações da festa.
Publicado em 23/07/2015 às 17:49
A segurança da Festa das Neves 2015, que acontece no centro de João Pessoa, contará com o reforço de 60 a 100 policiais por dia. O esquema contará com o policiamento a pé no local do evento e policiais a cavalo, em motos e viaturas, nas imediações da festa, principalmente no trajeto dos estacionamentos e percurso para os pontos de ônibus.
O reforço começa com as celebrações religiosas da festa, que serão iniciadas na próxima segunda-feira (27), quando cerca de 20 policiais - inclusive da área - intensificarão o patrulhamento e a presença nos locais de realização.
Na parte profana, que acontece de 1º a 5 de agosto, o reforço empregado utilizará de 60 até 100 policiais militares por dia. O Comandante do Policiamento da Região Metropolitana, coronel Lívio Delgado, ressaltou que participarão policiais de várias unidades, inclusive das tropas especializadas, a exemplo do Batalhão de Operações Especiais.
“Nosso planejamento reúne equipes do 1º Batalhão, Centro de Educação, Cavalaria, Ceatur, BPTran, Batalhão Ambiental e o Batalhão de Operações Especiais, com o choque e canil atuando no evento”, frisou.
Horário definido
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) definiu o novo horário para realização da Festa das Neves. No período de 1º a 5 de agosto, as festividades deverão ocorrer das 17h à meia-noite, com prazo de uma hora para desmontagem e remoção de equipamentos.
A medida foi estabelecida por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a 2ª Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphaep).
Parte religiosa
A abertura das comemorações religiosas da Festa das Neves 2015 ocorre às 19h da próxima segunda, com hasteamento dos pavilhões seguido de missa e novena na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro da cidade. Já o encerramento será realizado às 16h do dia 5 de agosto, com uma missa celebrada pelo Arcebisbo do Estado, Dom Aldo Pagotto.
Comentários