COTIDIANO
Polícia Civil prende acusado de matar pai para comprar crack
Publicado em 03/12/2011 às 8:00
O consumo de crack foi o pivô de mais uma tragédia familiar em Campina Grande. Um homem de 29 anos confessou ter matado o pai a pauladas para manter o vício. Josafá Gomes Costa, mais conhecido como ‘Josa’, foi preso na última quinta-feira pela Polícia Civil e alegou que decidiu cometer o crime porque a vítima se negou a dar dinheiro para comprar droga. O assassinato aconteceu em pleno Dia dos Pais, no ano passado.
A vítima foi o pedreiro Francisco de Assis Palmeira Costa, então com 53 anos. Ele foi morto no dia 08 de agosto de 2010, na casa onde morava no bairro de Santo Antônio. O filho do pedreiro descobriu que a vítima tinha acabado de receber R$ 300 por um serviço feito no dia anterior e decidiu tentar se apropriar do dinheiro para comprar crack. Por volta da 3h, enquanto o pai dormia, Josafá desferiu os golpes com a ajuda de uma amigo, também viciado em drogas.
Os golpes foram tão violentos que confundiram a perícia no momento de definir qual arma foi usada no crime. “A vítima ficou com o rosto completamente desfigurado, de tal forma que o ferimento parecia ter sido feito por um tiro de espingarda calibre 12. Só depois com o laudo da autópsia, descobrimos que a causa da morte não estava de acordo com o relato do filho e então mudamos a linha de investigação”, relatou Cassandra Duarte, delegada de homicídios em Campina.
No dia do crime, o acusado disse que encontrou o pai morto em casa e tentou enganar a família e a polícia. “Ele contou que saiu de casa e que o pai teria sido morto por traficantes que foram cobrar dívidas de drogas, já que o pai tinha pago dívidas desse tipo outras vezes. Era um relato verossímil usado para desviar nossa atenção”, afirma a delegada.
Os depoimentos de vizinhos ajudaram a polícia resolver o caso.
Eles contaram que pai e filho viviam em conflito desde quando ‘Josa’ começou a usar crack. O acusado queria que o pai deixasse os amigos dele consumirem a droga em casa. Josafá foi detido em cumprimento ao mandado de prisão e está no presídio do Serrotão.
Comentários