icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Duelo dos três gigantes pelas prefeituras da Paraíba

PMDB, PSB e PSDB serão os protagonistas nas eleições deste ano na maioria dos 223 municípios paraibanos. 

Publicado em 17/04/2016 às 7:00

Os três maiores partidos da Paraíba – PMDB, PSB e PSDB – serão os protagonistas nas eleições deste ano na maioria dos 223 municípios. Os soldados começam a tomar o campo de batalha nesse período de pré-campanha, a partir das recomendações dos “generais”, senador José Maranhão (PMDB), governador Ricardo Coutinho (PSB) e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB).

Nos dez maiores colégios eleitorais paraibanos, o PSD, comandando pelo deputado Rômulo Gouveia, quer protagonizar a disputa em João Pessoa, lutando pela reeleição do prefeito Luciano Cartaxo e sair da terceira em Sousa para a primeira com a expectativa de triunfo do empresário Zenildo Oliveira. Já o PRP vai tentar um novo mandato para Netinho de Várzea Nova, em Santa Rita, e o PRP assegurar a reeleição de Leto Viana, em Cabedelo.
Na capital do Estado, os demais protagonistas da sucessão são o secretário estadual João Azevedo (PSB) e os deputados Manoel Júnior (PMDB) e Wilson Filho (PTB). O PSDB será um coadjuvante, em João Pessoa, e apoiará Cartaxo ou Manoel.
O triunvirato partidário terá uma grande batalha, em Campina Grande, entre o prefeito Romero Rodrigues (PSDB) e os deputados Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) e Adriano Galdino (PSB). Guarabira também será palco do duelo dos “gigantes” com o atual prefeito Zenóbio Toscano (PMDB), a ex-prefeita Fátima Paulino (PMDB) e o ex-vice-prefeito Josa da Padaria (PSB).
Já o PT aposta as fichas, nos maiores colégios eleitorais, em Patos, com a postulação do vice-prefeito Lenildo Morais à chefia do Poder Executivo e João Pessoa, com a pré-candidatura de Charliton Machado.
Veja o cenário nas cidades
Em João Pessoa, a disputa será entre o prefeito Luciano Cartaxo (PSD), candidato à reeleição, o secretário João Azevedo (PSB) e o deputado Manoel Júnior (PMDB). Ainda no páreo o deputado Wilson Filho (PTB), Charliton Machado (PT) e um postulante do PSOL.
Em Campina Grande, o PSDB quer assegurar a reeleição do prefeito Romero Rodrigues, que
deve enfrentar nas urnas os deputados Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), Adriano Galdino
(PSB) e Daniella Ribeiro (PP), além de Artur Bolinha (PPS), um nome do PT e outro do PSOL.
Em Santa Rita, os partidos brigam pela cadeira do prefeito Netinho de Várzea Nova (PR). São
eles: deputado Zé Paulo (PSB), Emerson Panta (PSDB) e Aurian Lima (PMDB). Ainda correm
por fora o ex-deputado Flaviano Quinto (PSC) e Adonis Júnior (PP).
Em Bayeux, com mais de 80 mil eleitores, a disputa será acirrada. O prefeito Expedito Pereira
(PSB) vai enfrentar em 2 de outubro o atual vice-prefeito, Francisco Richard Nixon (PSDB), Léo
Micena (PMDB), Berg Lima (PTN) e Carlos Sousa (PTdoB).
Em Patos, o PMDB quer manter o comando do Poder Executivo com a reeleição da prefeita
Francisca Motta. A oposição terá os prefeitáveis Lenildo Morais (PT), atual vice, o deputado
Dinaldo Filho (PSDB) e o vereador Diogo Medeiros (PSB).
Em Sousa, o prefeito André Gadelha (PMDB) busca a reeleição com o apoio do PSDB. O peemedebista vai enfrentar na “Terra dos Dinossauros” urnas este ano o ex-prefeito Fábio Tyrone (PSB) e o empresário Zenildo Oliveira (PSD).
Em Cajazeiras, o PSB vai tentar garantir mais quatro anos de mandato para a prefeita Denise Albuquerque. A oposição está dividida entre candidaturas do deputado José Aldemir (PP), o ex-deputado Vituriano de Abreu (PMDB) e Antônio Gobira (PSOL).
Em Cabedelo, o prefeito Leto Viana (PRP) quer a reeleição. Da oposição, são pré-candidatos o presidente da Câmara, Lucas Santino (PMDB ), o ex-vice-prefeito Bergson Marques (PTC), a ex-primeira-dama Neide Regis (PDT) e os vereadores Fernando Sobrinho (DEM) e José Eudes (Pros).
Em Guarabira, o eleitorado deve escolher o próximo gestor da lista tríplice apresentada pelos três maiores partidos do Estado: o atual prefeito Zenóbio Toscano (PMDB), a ex-prefeita Fátima Paulino (PMDB) e o ex-vice-prefeito Josa da Padaria (PSB).
Em Sapé, o prefeito Roberto Feliciano (PSB) disputará a reeleição. A oposição botou o bloco na rua com vários pré-candidatos ao Poder Executivo: João da Utilar (PSDB), Juscelino do Peixe (PMDB), Josivaldo da Caixa (PRB) e Maria Luiza (PDT).
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp