VIDA URBANA
Projeto com apoio da empresa São Braz implanta rampas sinalizadas
Projeto inicial era de construir e recuperar 100 rampas na cidade em 2009, mas a iniciativa cresceu e 120 equipamentos já foram entregues à sociedade campinense.
Publicado em 12/06/2009 às 8:50
Rebeca Casemiro
Do Jornal da Paraíba
Numa iniciativa do Grupo São Braz, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Campina Grande e a execução das obras pela empresa Via Urbana, 120 rampas de acessibilidades do projeto de inclusão “PróRampas” foram inauguradas ontem no Centro de Campina Grande.
O projeto inicial era de construir e recuperar 100 rampas na cidade em 2009, mas a iniciativa cresceu e 120 equipamentos já foram construídos e entregues à sociedade campinense. Segundo o diretor da Via Urbana, Gutemberg Paulo de Oliveira, com essa medida pode-se dizer que 70% do centro da cidade agora está acessível para atender às necessidades de todas as pessoas com alguma deficiência ou dificuldade de locomoção.
"Ainda temos muito a fazer e esperamos continuar com o projeto, levando para os bairros, mas 70% da área central já está acessível e vai contribuir bastante para a locomoção dessas pessoas que precisam", destacou.
O diretor-superintendente da empresa São Braz, Leonel Freire, esteve presente na solenidade de inauguração e ressaltou a importância da iniciativa como contribuição social. Ele lembrou que hoje a função das empresas deve ir além da relação comercial e afirmou que esperar que a iniciativa da São Braz sirva de exemplo.
“Todos temos que estar preocupados e cumprir com um papel social. É pouco, mas já estamos fazendo a nossa parte, até porque é um projeto quase inédito, poucas cidades já estão começando com essa adaptação que um bem fundamental para a sociedade”, frisou.
A ação foi aprovada por vários segmentos e associações de pes-soas portadoras de deficiência, que se fizeram presente ao local, como membros da Associação Paraibana dos Deficientes (Aspadef) e da Associação Fraternidade Cristã de Deficientes (FCD). Para o presidente da FCD, Severino Ramos, a construção das rampas foi louvável.
“Na Paraíba 18,7% da população sofre com algum tipo de deficiência, em Campina somos 9% e isso vai beneficiar toda essa gama de pessoas e também outras, como idosos e gestantes. É um projeto valoroso que só temos a agradecer por isso”, comentou.
A construção e a manutenção das rampas, por pelo menos um ano, será feita pela empresa São Braz, através da Via Urbana. Além disso, um percentual dos recursos destinados à manutenção dos equipamentos será destinado às associações, que poderão ampliar suas ações sociais.
Comentários