icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Eleição estadual coloca prefeitos e vices em palanques distintos

Gestores de várias cidades paraibanas não se entendem quando o assunto é a sucessão estadual. Prefeitos e vice-prefeitos divergem entre o apoio a Maranhão e a Ricardo.

Publicado em 25/04/2010 às 8:54

Por Josusmar Barbosa
Do Jornal da Paraíba

Em 2008, eles se uniram para derrotar o grupo Marinheiro que governava o município de Juazeirinho há décadas. Bevilacqua Matias (PRB) e Jonilton Fernandes (PSB) foram eleitos, respectivamente, prefeito e vice. Além das divergências sobre o rumo da administração, os dois romperam politicamente também por conta da sucessão estadual. Bevilacqua antecipou seu apoio à candidatura à reeleição do governador José Maranhão (PMDB), enquanto Jonilton se afastou do prefeito para armar o palanque de Ricardo Coutinho (PSB), pré-candidato ao Palácio da Redenção.
A exemplo de Juazeirinho, prefeitos e vices aliados ou não - estarão em palanques distintos nas eleições para o governo do Estado.

“Eu não poderia deixar de apoiar o candidato a governador do meu partido”, explica Jonilton, enquanto a legenda de Matias - o PRB - vai formalizar a aliança com o PMDB, de José Maranhão. Em Monteiro, o vice-prefeito Eugênio Henrique Barbosa (PTB) rompeu politicamente com a cunhada e prefeita Edna Henrique (PSDB). Irmão do deputado João Henrique (DEM), ele aderiu ao projeto político do governador pelas mãos do deputado Carlos Batinga (PSC), seu antigo rival.

“Um grupo político sólido é um grupo em que a gente se sente bem em estar junto dele”, repete sempre Dr. Eugênio, como é mais conhecido o gestor. Por sua vez, Edna e o deputado João Henrique evitam polêmica com o vice-prefeito e apoiam a postulação de Ricardo Coutinho a governador.

No município de Alagoinha, no Brejo paraibano, a prefeita Alcione Beltrão (PHS) vai armar o palanque para Ricardo Coutinho, enquanto o vice Alírio Pontes (PTB) trabalha pela reeleição de Maranhão. Em Serra da Raiz, Luiz Machado (PTB) segue a postulação de Coutinho, enquanto o vice José Ronaldo (PSDC) é um cabo eleitoral forte do governador.

Em Puxinanã, embora o prefeito Abelardo Coutinho (PR) e o vice Lucimary Nascimento (PR) sejam do mesmo partido, eles divergem quanto ao pleito estadual. O gestor já faz campanha para José Maranhão e a vice está apoiando o ex-prefeito da capital. “Estou engajada na campanha de Ricardo e Cássio Cunha Lima”, revelou Lucimary, que participou no último final de semana do encontro das oposições em Campina.

Em Alagoa Grande, o prefeito João Bosco Carneiro Júnior (PPS) já declarou que marcha com o seu partido no apoio à candidatura de Ricardo Coutinho ao Executivo estadual. José Wamberto da Silva (PT), durante encontro em João Pessoa, anunciou apoio à reeleição de Maranhão. “Achamos que o apoio é fácil de explicar, porque sou do Partido dos Trabalhadores e somos governo no Estado também”, disse Wamberto, numa alusão ao vice-governador Luciano Cartaxo .

Em Pombal, se a prefeita Polyana Feitosa (PT) optar em seguir a decisão do do partido vai apoiar a reeleição de Maranhão. Entretanto, ela ainda tem mágoas de Maranhão, que apoiou em 2008 Mayenne Lacerda (PMDB), esposa do deputado estadual Doutor Verissinho. O vice de Polyana é o médico Geraldo Arnaud (PSDB), mais conhecido como Dr. Geraldinho.

O tucano já faz campanha para Ricardo Coutinho. Em Bayeux, o prefeito Jota Júnior (PMDB) se seguir a legenda, apoia Maranhão, enquanto o vice Domiciano Cabral (DEM) está com Ricardo Coutinho.

Em Massaranduba, no Agreste, os gestores estarão em palanques diferentes nas eleições para o Palácio da Redenção, mas vão continuar convivendo pacificamente na Prefeitura Municipal. O chefe do Executivo, Paulo Oliveira (PSC), aposta as fichas na candidatura do socialista Ricardo Coutinho. Já o vice João Machado (PMDB) segue o governador José Maranhão. “A disputa estadual não atrapalha a nossa boa convivência na Prefeitura até porque estamos juntos pelo desenvolvimento econômico e social de Massaranduba”, explica Paulo Oliveira.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp