CULTURA
De Catira a Led Zeppelin
Com participações especiais, DVD 'Moda de Rock Ao Vivo' traz apresentação da dupla dupla Zé Helder e Ricardo Vignini.
Publicado em 20/10/2012 às 6:00
No mês de maio, a cidade de Sousa (Sertão) presenciou um acontecimento único: dois violeiros botando para quebrar no palco do Centro Cultural Banco do Nordeste com duas modestas violas caipiras.
Quem não viu o encontro insólito entre rock e música de raiz pode vê-lo agora no DVD Moda de Rock Ao Vivo (Tratore, R$ 30), registro similar ao show que a dupla Zé Helder e Ricardo Vignini apresentaram na Paraíba, incrementado pelas participações especiais de Pepeu Gomes, Kiko Loureiro e Os Favoritos de Catira.
Segundo Vignini, que este sábado está em Recife (PE), solando sua viola no Santander Cultural, o DVD é uma mostra do repertório que toca no celular dos parceiros nas viagens que fazem entre o Brasil e os EUA (onde a 'moda de viola' é uma sensação).
"No celular na estrada toca de tudo: de Tonico e Tinoco ao Metallica, passando até pel'A Sagração da Primavera, de Stravinski", brinca o instrumentista que é canhoto e "subversivo de nascença".
"Eu sempre fui do 'lado b', não tenho o menor problema com preconceitos e esse tipo de coisa", diz ele. "O sucesso deste trabalho tem a ver com persistência e muitos anos de carreira.
Acompanho o metal desde pequeno e vivi essa coisa da viola com os mestres tradicionais".
O violeiro Índio Cachoeira, com quem já gravaram, é uma destas referências tradicionais citadas por Vignini. Ozzy Osbourne, vovô do metal, está na outra ponta: "Ele me deu muito trabalho quando tentei passar aquele solo de 'Mr. Crowley' para a viola", conta, referindo-se à 5ª faixa do DVD, que ainda tem canções dos Beatles, Pink Floyd e Sepultura. É pauleira, mas com madeira de lei!
Comentários