icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

São João com Rosil Cavalcanti

Lançando seu sétimo disco, Rosil do Brasi, cantor e compositor paraibano Chico Salles, se apresenta em Campina Grande.

Publicado em 24/06/2015 às 6:00 | Atualizado em 07/02/2024 às 15:41

“O Rosil está me levando pro São João de Campina Grande”, certifica o cantor e compositor paraibano radicado no Rio de Janeiro Chico Salles, que vai mostrar seu repertório pela primeira vez na Borborema nesta quarta-feira, no Parque do Povo.

Lançando seu sétimo disco, Rosil do Brasil (Universal Music/Selo Zeca PagoDiscos), o trabalho é uma homenagem ao compositor pernambucano mais campinense do cenário musical – Rosil Cavalcanti (1915-1968) –, no ano do centenário de nascimento do eterno parceiro de criação dos 'Reis do Ritmo e do Baião', Jackson do Pandeiro (1919-1982) e Luiz Gonzaga (1912-1989), respectivamente.

Além de Salles, completam as apresentações gratuitas que começam às 20h30 nomes como Biliu de Campina, Saia Justa e Mara Pavanelly.
“Cerca de 70% do show será Rosil do Brasil”, afirma. “O início terá algumas canções minhas – como 'Cana caiana', 'Masculina' e 'Carioca Nordestino' –, entrarei no Rosil e, durante a apresentação do novo trabalho, farei intervenções para homenagear Dominguinhos e Gonzagão”.

Chico Salles revela que também vai participar do show de Biliu de Campina e vice-versa, já que o conterrâneo versado em 'forrobodologia' gravou para o novo disco 'Coco do Norte' (parceria de Rosil com Jackson do Pandeiro, paraibano que é também homenageado 'por tabela').

Para o CD, o critério de seleção foi dar um tom mais festivo a Rosil. “Ele tem um lado humorístico e mais engraçado”, pontua Salles. Em Rosil do Brasil, dentre as participações especiais estão nomes como Chico César ('Sebastiana'), Maciel Melo ('O véio macho'), Josildo Sá ('Forró na gafieira') e Silvério Pessoa ('Forró de Zé Lagoa').

O cantor e compositor faz apenas uma exceção entre as 12 faixas festivas de Rosil do Brasil: 'Tropeiros da Borborema', feita junto com Luiz Gonzaga e considerada um 'hino' para Campina Grande. “Gonzagão dava um critério ímpar para essa composição. Rosil não nasceu em Campina, mas era como se tivesse nascido por ele conhecer tão bem”.

Aproveitando o ano do centenário, Chico Salles também produziu uma biografia do compositor em cordel, batizado com o mesmo nome e de forma independente.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp