VIDA URBANA
Mais de mil transplantes
Dados do Ministério da Saúde mostram aumento de 410% no número de transplantes de córneas e de 236% nos transplantes de rim na Paraíba.
Publicado em 26/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:43
O aposentado Cláudio Goes sofreu uma reviravolta na vida ao receber o diagnóstico de que estava com o coração crescido e que precisava retirar o órgão e passar por um transplante. O fato aconteceu há 8 anos, o procedimento foi um sucesso e hoje ele vive bem.
Assim como o aposentado, 1.084 pessoas foram transplantadas no Estado, no período de 2008 até o dia 23 deste mês. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e apontam ainda que o transplante de córnea é o que acontece com maior frequência no Estado.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, a Paraíba figura entre os Estados do Brasil que conseguiram aumentar os transplantes de rim e a captação de córneas.
Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados ontem, os transplantes de córnea e rim aumentaram 236%, comparando o primeiro semestre deste ano com o mesmo período do ano passado. O transplante de córnea foi o que apresentou o crescimento mais significativo, passando de 20 procedimentos, em 2012, para 102 no último semestre, um crescimento de 410%. Já o de rim, passou de 19 no primeiro semestre de 2012 para 29 no primeiro semestre de 2013, um aumento de 53%.
Ainda considerando os dados de 2013, a expectativa é que sejam alcançados 60 transplantes de rim até o final do ano, segundo informou a chefe de Ações Estratégicas da Central de Transplantes do Estado, Myriam Carneiro. Mesmo assim, o número de procedimentos será insuficiente para atender a “fila de espera”, que contém 323 pacientes cadastrados para receber o órgão.
A professora Anny Silva Lopes conhece bem o drama dos pacientes que enfrentam os tratamentos para ajudar no funcionamento do rim, como a diálise e hemodiálise, e esperou seis anos por um transplante. Durante esse tempo, ela não teve a chance de ser contemplada com um rim de um doador morto até que um dos irmãos fez o teste de compatibilidade e doou o órgão para a professora.
“Meu rim foi prejudicado quando tive dengue hemorrágica. Durante esses seis anos fiz diálise e fiquei muito debilitada. Foi ai que meu irmão decidiu fazer o teste e doar um dos rins dele para mim. Ele foi um anjo na minha vida, mas nem todo mundo tem essa oportunidade. Por isso é importante que as pessoas sejam doadoras”, disse Anny Lopes.
CAMPANHA DE DOAÇÃO SERÁ LANÇADA HOJE
A Central de Transplante da Paraíba, em parceria com a Companhia Brasileira de Trans Urbanos (CBTU), em João Pessoa, realiza hoje, a partir das 8h, na Estação Ferroviária da capital, no Varadouro, e no interior dos trens, a ação 'Trem da Vida'. O evento marca o lançamento da 13ª Campanha Estadual para Doação de Órgãos e Tecidos cujo tema é 'Sinal Verde para a Vida. Diga Sim à Doação de Órgãos!'.
As atividades, que ocorrerão até as 11h, têm por finalidade divulgar as ações da Central de Transplante, além de sensibilizar a população sobre a importância do ato de doar órgãos. A programação prossegue no dia 27, às 17h, no auditório do Instituto de Assistência do Servidor (IASS), antigo Ipep, com um culto ecumênico para familiares de doadores, receptores de órgãos e tecidos e o público em geral.
Já no dia 28, às 8h, no auditório da Unimed-JP, acontecerá a capacitação sobre 'O processo de doação e transplante', ministrada por representante da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).
CAMINHADA
A 13ª Campanha Estadual para doação de órgãos e tecidos será encerrada no próximo domingo, com a realização da 'Caminhada pela Vida', às 8h, na praia de Tambaú.
Comentários