icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Pássaro da Noite, com Luana Piovani, está em cartaz em JP

Assinantes do Jornal da Paraíba devem mandar um correio eletrônico para o e-mail do Clube do Assinante e concorrer a ingressos.

Publicado em 14/08/2009 às 9:54

Horácio Roque, especial para o Jornal da Paraíba

Com Pássaro da Noite, a atriz Luana Piovani encarou o desafio de abandonar as peças infantis e embarcou na aventura de atuar em um monólogo voltado ao público adulto. No espetáculo, que tem apresentações amanhã (às 21h) e domingo (às 20h), no teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, Luana vivencia as crises existenciais de uma jovem ao fim de mais uma noite de festa.

Assinantes do JORNAL DA PARAÍBA podem descolar ingressos através do sorteio que o Clube do Assinante realiza hoje. É só mandar um e-mail para [email protected] ou ligar, em horário comercial, para 2106-1863.

O texto passeia pelo humor e pelo trágico, pincelado por cenas de nudez parcial, em que propõe, além de tudo, a retomada da antiga empatia com o público mais velho. Longe da inocência dos personagens infantis, o novo papel de Luana se apresenta despida de preconceitos morais e inatingível às opiniões de terceiros – o que, de fato, se parece bastante com a intérprete.

“Quando eu me apaixono pelas histórias, me dá vontade de contá-las. E eu me apaixonei por esta. O que ela transmite é pertinente e verdadeiro”, disse Luana ao JORNAL DA PARAÍBA, por telefone. “Fala verdades que podem ser as verdades de qualquer um”, acrescentou.

A paixão que acometeu Luana foi por uma mulher sem nome – o que dá brechas para criar uma identificação com indivíduos reais de qualquer idade e lugar. A situação pela qual ela passa no enredo também é curiosa. Mesmo em uma festa, a personagem se sente sozinha, em um estado de solidão absoluta. Introspectiva, ela começa a dialogar consigo mesma e, através do humor, busca incessantemente uma orientação sobre quem ela realmente é.

“Todo mundo já se sentiu sozinho, mesmo cercado de gente. Então, a peça convida o público a encontrar sua bússola tal como a personagem encontra a sua, que foi através do humor. Ela está sempre rindo de si mesma, independente da situação. Cada um de nós leva as coisas muito a sério”, explicou Luana.

A atriz esteve em cartaz há pouco tempo com filme Mulher Invisível, de Cláudio Torres, em que contracena com o ator Selton Mello. Ela também filmou, recentemente, os longas Insônia, de Beto Souza, e Família Vende Tudo, de Allan Fresnot. Apesar disso, ela viu no monólogo um desafio maior do que as grandes telas.

“O monólogo, em si, já traz grandes dificuldades. A segurança para estar, sozinha, em cima dos palcos é algo difícil de ser alcançado”, ponderou Luana. “Eu mesmo me senti insegura e só vim a ter segurança no texto, no que ele quer transmitir, há pouco tempo. E este texto do ‘Pássaros da Noite’ tem algumas complicações, pois tem partes rimadas e não há como passá-las em branco”, completou.

A atriz, paralelo ao espetáculo em cartaz, começa a pré-produzir a sua próxima incursão no teatro, que vai ser, novamente, um espetáculo infantil. Luana pretende fazer uma adaptação do clássico Soldadinho de Chumbo, escrito em 1838 pelo dinamarquês Hans Christian Andersen. A peça infantil vai se chamar O Soldadinho e a Bailarina e vai ser dirigida pelo mineiro Gabriel Vilela, que no currículo dirigiu peças como Os Saltimbancos, de Chico Buarque. O novo espetáculo deve estrear em março do próximo ano.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp