icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Monstrengos na baixada

Monstros são o tema do novo álbum do quadrinista Gustavo Duarte que será lançado amanhã.

Publicado em 30/09/2012 às 8:00


Imagine Godzilla – o famoso monstro que povoa essencialmente os filmes e seriados catástrofes nipônicos – ‘tirar férias’ da agitação de Tóquio e aterrorizar novas cidades. Quem sabe aproveitando o calor dos trópicos?
Na cabeça do paulista Gustavo Duarte, os ‘primos’ da criatura vão emergir da orla de Santos nas páginas de Monstros! (Quadrinhos na Cia., 88 páginas, R$ 39,50), o quarto álbum do quadrinista que será lançado nacionalmente amanhã.

“A inspiração básica veio dos filmes e seriados japoneses”, explica o autor. “Desde moleque adorava ver todos aqueles monstros, principalmente os mais toscos, destruindo Tóquio.

Gosto bastante desses filmes e seriados, mas na hora de escrever a história coloquei um pouco mais de aventura. Um pouco de Indiana Jones.”

A ideia central de monstros invadindo o balneário santista veio quando o cartunista estava rabiscando seu primeiro álbum, Có!, lançado em 2009. “No começo deste ano trabalhei para juntar várias ideias e criar uma história completa até chegar ao roteiro que tenho agora.”

O antagonista das gigantescas criaturas é um velhinho chamado Pinô, pescador e famoso contador de histórias. Dono de um bar, ele vê seu negócio (e sua reputação) em risco devido à invasão das monstruosidades.

MONSTROS NA MALA
Como os outros trabalhos de Gustavo, a narrativa de Monstros! não apresentará diálogos, apoiada totalmente nas ações. “Acho que o difícil é fazer bem feito”, esclarece. “Com ou sem balões, esse é sempre o grande desafio.”

Com uma arte dinâmica, expressiva e cartunesca, que remete ao mundo das animações, a única diferença das outras obras de Gustavo Duarte – sempre publicadas de maneira independente – é o trabalho em conjunto com a Quadrinhos na Cia., o selo do gênero da Cia. das Letras. “Acostumei-me a cuidar sozinho de todas as partes do processo. Da criação, produção, divulgação e distribuição. Lá (na editora) existe um departamento para cada passo desses. Tenho aprendido bastante com eles, já que continuo querendo participar de todo o processo.”

Devido à universalidade da narrativa visual, que dispensa traduções e adaptações para outras línguas, o autor fará o mesmo com suas outras publicações, colocando Monstros! na bagagem para invadir as famosas convenções norte-americanas de quadrinhos. “Agora em outubro vou com ela para a New York Comic Con (NYCC). Além disso, farei um lançamento em uma livraria nova-iorquina, no Brooklyn”, revela o cartunista.

Depois de Monstros!, Gustavo Duarte já tem seu próximo projeto arranjado: foi um dos seletos artistas convidados a participar da estreia do selo Graphics MSP, com álbuns envolvendo os personagens da Turma da Mônica de Mauricio de Sousa.

O projeto, cujo primeiro lançamento (previsto para o mês de outubro) será a versão do Astronauta do paulista Danilo Beyruth (Bando de Dois), envolve outros nomes como os irmãos mineiros Vitor e Lu Cafaggi (Puny Parker, Mix Tape), que mostrarão sua visão da Turma da Mônica, e o estilo do paraibano Shiko (O Quinze) mostrará o mundo pré-histórico de Piteco.

O traço de Gustavo vai se casar com a verve interiorana de Chico Bento. De acordo com o quadrinista, a sua edição ficará para o ano que vem, sendo o último título da coleção. “Existe um argumento desde o ano passado. Agora estou escrevendo o roteiro em si", conta. "Devo mandar nesta semana ou na próxima.”

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp