VIDA URBANA
Avião da TAM sofre pane durante aterrissagem no Castro Pinto
Passageiros do voo TAM-3861 reclamam que estão há mais de 4 horas sem aeronave para embarcar para Brasília por conta de pane em aterrissagem.
Publicado em 21/02/2009 às 18:11
Karoline Zilah
Um vôo da TAM com destino a Brasília está atrasado desde as 14h45 deste sábado (21) no aeroporto Castro Pinto, em Bayeux. Passageiros contaram à reportagem do Paraíba1 que a aeronave aterrissou na Paraíba apresentado problemas e que, até o momento, não foi disponibilizada para voo.
O turista Carlos Eduardo, de 36 anos, que veio de Brasília para passar 10 dias em João Pessoa, comentou que já perdeu um casamento ao qual deveria comparecer nesta noite na Capital federal. Segundo ele, o avião que faria o voo TAM-3861, com rota JP-Recife-Brasília, sofreu uma pane durante a aterrissagem e passou a tarde inteira em manutenção.
O passageiro contou que, até o momento, existem falhas de comunicação com a gerência da TAM no aeroporto, uma vez que os funcionários não deixaram claro para os clientes qual teria sido o motivo da pane. Em conversa com a reportagem da TV Cabo Branco, a empresa informou que houve um problema no trem de pouso da aeronave, que deveria aterrissar às 14h mas só tocou na pista com 21 minutos de atraso. Contudo, foi checado depois que era apenas um alarme falso no sistema, ao invés de problema mecânico.
Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, 100 clientes da TAM e seis tripulantes estavam no voo. O Corpo de Bombeiros e o Samu teriam sido acionados para prestar socorro caso alguma urgência acontecesse, mas o auxílio não foi necessário. A pista de pouso do Castro Pinto ficou fechada por cerca de 30 minutos.
A empresa de aviação ainda teria tentado embarcar os passageiros que aguardavam pelo avião que sofreu pane em uma outra aeronave que seguiria para Recife, mas os viajantes que estavam em escala se recusaram aguardar que o impasse se resolvesse até que novos passageiros entrassem.
“Estamos há quase quatro horas esperando um posicionamento da TAM. Aqui tem pessoas que sofrem de diabetes e precisam de medicação, crianças, idosos, recém nascidos. Até chegaram a embarcar as nossas malas, mas não encontraram uma solução para nos transportar”, conta Carlos Eduardo.
De acordo com o atendimento da Infraero no aeroporto Castro Pinto, a empresa estuda alternativas como transferir alguns passageiros para Recife de van ou hospedá-los em hotéis de João Pessoa até que uma nova aeronave seja providenciada. A previsão é de que os passageiros viagem de madrugada.
No aeroporto, a informação da Infraero é de que o voo foi cancelado. O site do órgão comunica que, até o momento, 159 voos sofreram atraso neste sábado.
Atualizada às 19h23.
Comentários