VIDA URBANA
Bancários e Fenaban negociam fim da greve nesta quinta
Funcionamento nas agências pode ser normalizado na sexta (17) caso o comando nacional dos servidores aceite o reajuste de 10% proposto pela Fenaban.
Publicado em 16/10/2008 às 7:25
Karoline Zilah
Uma reunião entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) comando nacional dos bancários e a direção da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) pode pôr fim à greve que já dura nove dias. O presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Lucius Fabiani, viajou na quarta-feira (15) para São Paulo, onde participa da negociação às 10h na Capital paulista.
Na pauta de discussão estão as reivindicações defendidas desde agosto pela categoria: reajuste salarial de 5 % acima da inflação de 7,15%, aumento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), valorização dos pisos, vale-refeição de R$ 17,50; cesta-alimentação de um salário mínimo, dentre outras solicitações.
A esperança para clientes, servidores e administradores de bancos é a sinalização da Fenabam em negociar um reajuste de 10%. Caso o índice seja aceito, as agências podem voltar ao seu funcionamento normal na sexta-feira (17).
A reunião será avaliada pelos bancários paraibanos ainda na quinta-feira (16), a partir das 19h, na sede do sindicato, que fica na avenida Beira Rio, em João Pessoa. Mesmo com a possibilidade de que a paralisação pode acabe nesta quinta, os servidores continuam mobilizados durante todo o dia.
Em todo o País, mais de 5,4 mil agências bancárias ficaram fechadas na quarta-feira. Na Paraíba, mais de 95% dos profissionais da categoria estão em greve.
Comentários