VIDA URBANA
Detran fiscaliza 40 mil veículos e emite apenas 1.334 notificações
Ações de fiscalização já atingiram pelo menos 40 mil veículos só este ano e, no entanto, apenas 1.334 notificações foram emitidas.
Publicado em 29/03/2010 às 19:42
Da Ascom do Detran
“A blitz do Detran tem o objetivo de fiscalizar os motoristas e as condições de tráfego dos veículos, verificando a documentação, mas também temos uma postura educativa, orientando – por exemplo – as pessoas a não ingerirem bebidas alcoólicas antes de dirigir”. A declaração é do superintendente do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), coronel Américo José Estrela Uchoa, esclarecendo que o trabalho do órgão não é apenas punitivo (aplicação de multas), é principalmente educativo.
E ele justificou seus argumentos com números: as ações de fiscalização já atingiram pelo menos 40 mil veículos só este ano e, no entanto, apenas 1.334 notificações foram emitidas. “O que nós queremos é coibir os abusos no trânsito, evitar acidentes e fazer com que os motoristas cumpram a lei. Desde o início do ano, já fiscalizamos cerca de 40 mil veículos e foram lavradas apenas 1.334 notificações, o que prova que o nosso objetivo não é multar e sim orientar os motoristas”, acrescentou.
O coronel Uchoa disse ainda que 81 motoristas foram flagrados com sintomas de embriaguez, com um percentual acima de 0,3 miligramas de álcool por litro de sangue, e foram levados até uma delegacia e lá autuados, devendo responder inquéritos. Outros 102 motoristas estavam com um índice de álcool inferior a 0,3 miligramas de álcool por litro de sangue, tiveram a carteira de motorista apreendida e foram multados, conforme determina o Código Brasileiro de Trânsito (CBT).
Ele adiantou que no mesmo período, 219 carros foram apreendidos e recolhidos ao pátio da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), resultado de um trabalho que vem sendo realizado em parceria entre a Polícia Militar através dessa mesma Companhia e o Detran, por meio Divisão de Policiamento de Trânsito.
O coronel Uchoa disse que o trabalho de fiscalização vai continuar e a blitz pode ser instalada em qualquer ponto de João Pessoa, durante o dia ou à noite, e hoje os principais alvos são os motoristas que insistem em dirigir após ingerir bebidas alcoólicas.
Comentários