VIDA URBANA
Bibliotecas da UFCG e da UEPB atraem alunos
Estudantes visitam as bibliotecas cada vez com mais frequência.
Publicado em 21/10/2012 às 8:00
Tâmara Albuquerque, 22 anos, estudante do 6º período do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é uma usuária assídua da biblioteca da instituição. Para a jovem, o acesso à biblioteca de forma gratuita faz com ela economize e tenha em mãos os últimos lançamentos dos livros e o que precisa para estudar. “Dessa forma eu nem preciso ficar tirando xerox com frequência, nem comprando todos os livros que os professores passam, já que os títulos na minha área são muito caros. Eu consigo encontrar na biblioteca tudo que eu preciso e deixo para comprar apenas os livros que vão ser essenciais para minha profissão”, ressaltou.
Assim como Tâmara, outros estudantes compartilham da mesma opinião e acreditam que as bibliotecas das universidades públicas são o caminho mais viável e prazeroso para o acesso ao conhecimento de forma gratuita. Por semana, Tâmara disse que vai à biblioteca três vezes, seja para pegar emprestado um novo livro, devolver algum ou apenas para estudar. “Sempre faço questão de anotar as datas da devolução para evitar o pagamento das multas e ficar em dia com o sistema da biblioteca, já que por mês eu pego geralmente quatro livros para estudar”, afirmou.
Já o estudante de História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Pedro Alberto Leite, 25 anos, frequenta a biblioteca da instituição todos os dias e a utiliza para estudar os assuntos ministrados em sala de aula e para fazer pesquisas para as atividades. Para Pedro, além de adquirir conhecimento na biblioteca, ele também evidencia que o ambiente é aconchegante para estudar e para fazer amizades entre uma leitura e outra dos livros. “Quando venho para a biblioteca eu viajo no mundo dos livros e fico bastante compenetrado, quando volto ao mundo real tenho vontade de discutir com a primeira pessoa que aparece ao meu lado o que aprendi nas páginas dos livros”, afirmou.
O acervo de 39.982 livros da UFCG atende hoje os 18.796 alunos e 1.391 professores da instituição, somente em Campina Grande. Já os 11 mil estudantes e 882 docentes da UEPB dispõem de 109 mil livros nas bibliotecas localizadas nos departamentos do campus I.
MULTAS
Com uma média de 9.555 empréstimos por mês nas duas instituições, a inadimplência por falta do pagamento de multas em caso de atraso na entrega dos livros é considerada pequena, informaram os diretores das bibliotecas da UFCG e UEPB. A diretora da biblioteca da UFCG, Valdecira Paes, informou que a exigência de não poder se matricular sem ter pago a multa ou ter devolvido o livro da biblioteca faz com que os estudantes devolvam dentro do prazo.
"Há três anos, os alunos preferiam pagar multas a devolver os livros, porque eram poucos livros na biblioteca, e hoje temos mais opções. Hoje, o índice de inadimplência reduziu cerca de 80%. Eles perceberam a dificuldade de pagar no banco a multa de R$ 0,50 por livro e por dia, e passaram a entregar os livros nas datas corretas, ou poderiam ter a matrícula prejudicada", disse.
Já a diretora da biblioteca da UEPB, Manuela Maia, também afirmou que a inadimplência é muito baixa, pois além de gerar a multa, o usuário não pode levar emprestados novos livros sem que sua situação esteja regularizada nas bibliotecas. A multa diária é de R$ 0,50 por livro e o pagamento é feito por meio de Guia de Recolhimento (GRUEPB), que é gerado na biblioteca e pago pelo usuário no banco.
Nas duas universidades, o empréstimo de livros é feito após um cadastramento com documentos pessoais, foto 3x4 e o Horário Individual (RDM). Já os servidores precisam apresentar, além dos documentos pessoais, o contracheque e o comprovante de residência.
Comentários