VIDA URBANA
Vale dos Dinossauros pode se transformar em patrimônio histórico
Audiência serviu para que técnicos expusessem a importância dos sítios arqueológicos da região. Iphan explicou como o local se transformará em patrimônio histórico.
Publicado em 28/05/2009 às 9:21
Da Redação
com Informações da Ascom/Leonardo Gadelha
Em audiência pública realizada na quarta-feira (27) pelo Ministério Público Federal, o deputado estadual Leonardo Gadelha (PSB) participou da discussão sobre a preservação do Parque Natural Vale dos Dinossauros, na cidade de Sousa. O encontro reuniu representantes de diversos órgãos ligados à preservação do Vale, como Iphan, Iphaep, Unesco, DNPM, Sudema e outros. A importância da
preservação do parque para a cultura e o patrimônio histórico do país, foi ressaltada alem do potencial econômico do sítio arqueológico.
Presidida pela procuradora federal Lívia Maria de Sousa, a reunião aconteceu no auditório do campus da UFCG em Sousa e contou com a participação da sociedade e de representantes de municípios da região de Sousa, áreas com vestígios jurássicos, inscrições rupestres e até gotas de chuva petrificada (na região de Vieirópolis).
A audiência serviu para que técnicos expusessem a importância dos sítios arqueológicos da região. Técnicos do Iphan explicaram todo o processo que deverá transformar o Vale dos Dinossauros patrimônio histórico nacional e da humanidade.
O Parque é administrado pela União, pelo estado da Paraíba e pelo município de Sousa. A região tem potencial turístico e Leonardo participou da gestão do Parque quando foi vice-prefeito de Sousa. “Eu sei das dificuldades enfrentadas para resolver os problemas mais simples. Precisamos descentralizar a gerência que hoje cabe à Sudema em João Pessoa”, sugere o deputado.
Grupo de Trabalho
Ficou decidido no encontro que será formado um Grupo de Trabalho para analisar sugestões e discutir propostas. Todas as instituições envolvidas se mostraram engajadas com a causa e com a participação da sociedade o Parque Natural Vale dos Dinossauros deverá receber a devida atenção. “Tenho certeza que com a união de todos os resultados desse primeiro encontro será extremamente positivo para o Vale e para a Paraíba”, finalizou Leonardo.
Comentários