CULTURA
As novas caras do 'Era uma vez...'
Uma onda de novas versões e leituras das tradicionais fábulas infantis invade não só Hollywood, mas na literatura, quadrinhos e TV.
Publicado em 06/04/2012 às 7:00
Uma onda de novas versões e leituras das tradicionais fábulas infantis invade não só Hollywood, mas na literatura, quadrinhos e TV.
No cinema, além de Espelho, Espelho Meu, uma visão que se aproxima com O Senhor dos Anéis do conto vai estrear em breve. Branca de Neve e o Caçador coloca a protagonista Kristen Stewart (A Saga Crepúsculo) paramentada com armadura e espada.
Ano passado, uma visão mais sombria da Chapeuzinho Vermelho ganhou as telonas com A Garota da Capa Vermelha.
Na televisão, duas séries ganham destaque atualmente: Grimm, que passa no Brasil pelo canal Universal, mostra um detetive de homicídios que tem ligação com o mundo das fábulas; já Once Upon a Time, que é exibido pela Sony, coloca os personagens no mundo real desmemorizados, com exceção da Rainha Má, que é a prefeita da cidade.
Parecido com o seriado televisivo é a série em quadrinhos Fábulas (publicados por aqui pela Panini). A premiada HQ de Bill Willingham traz os personagens em guerra, exilados secretamente na cidade de Nova York.
Na literatura, o destaque é O Livro das Coisas Perdidas (Bertrand Brasil), de John Connolly, romance que une contos de fadas com os nuances detetivescos.
Comentários