VIDA URBANA
Pocinhos e Alagoa Nova terão Samu
Mais duas cidades paraibanas contarão com serviço do SAMU, Pocinhos e Alagoa Nova passam a integrar a rede nesta segunda (2).
Publicado em 31/12/2011 às 6:30
Os moradores das cidades de Pocinhos e Alagoa Nova, no Agreste paraibano, terão a partir de segunda-feira, acesso mais rápido ao atendimento do Serviço Móvel de Urgência (Samu), que passará a funcionar cada uma com uma equipe de plantão 24 horas.
A implantação do serviço nos municípios faz parte do projeto de regionalização do Samu, que prevê até fevereiro o funcionamento em 26 cidades paraibanas. Na próxima quarta-feira, está prevista a inauguração das bases de Boqueirão, Queimadas e Esperança. Já as cidades de Caturité, Alcantil, Areia, Soledade, São Sebastião de Lagoa de Roça, Cuité e Barra de Santa Rosa deverão ter suas bases funcionando ao longo do mês de janeiro.
O serviço nestas cidades será referenciado pela Central de Regulação de Campina Grande, que será responsável por gerenciar as ocorrências, além de oferecer cobertura a 55 municípios cobertos pela macrorregião de Campina Grande.
Segundo o coordenador-geral do Samu/CG, Antônio Henriques, o serviço vai funcionar da seguinte maneira: uma vez acionado o número 192 e colhidos os dados do paciente pelo telefonista, a ligação será repassada para o médico regulador, que decidirá sobre o envio ou não da viatura.
“Caso seja necessário o envio da viatura, o médico regulador vai decidir o melhor lugar para enviar o paciente, seja uma unidade de referência dentro do município de origem ou nos casos mais graves para as unidades de Campina Grande”, explicou.
De acordo com Antônio, a regionalização do Samu vai desafogar o atendimento na central de Campina Grande, principalmente no caso das vítimas de trauma, que atualmente são transportadas em ambulâncias comuns sem as condições adequadas.
Comentários